Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


31/01/2013 19h56 - Atualizado em 31/01/2013 21h04

Maioria das casas fiscalizadas em SP funciona sem aval dos bombeiros

De 39 casas noturnas avaliadas, 24 não tinham o auto de vistoria.
Em todo o estado, 177 casas noturnas de 303 estavam irregulares.

Do G1 São Paulo
Governador visitou Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Foto: Tatiana Santiago/G1)Alckmin visitou Centro de Operações dos
bombeiros na terça (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Os bombeiros de São Paulo divulgaram, na noite desta quinta-feira (31), que 24 das 39 casas noturnas vistoriadas na capital paulista, ou 60% do total, não possuem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Outras duas têm o documento válido, porém apresentam irregularidades.
Apenas 13 estabelecimentos da capital paulista estavam com o AVCB válido sem irregularidades. O balanço é resultado do primeiro dia da Operação Prevenção Máxima, que realizou ao menos 303 vistorias em casas noturnas e outros locais de reunião pública em todo o estado nesta quarta-feira (30).
A ação faz parte das medidas de intensificação nas vistorias após o incêndio que matou mais de 230 pessoas em uma boate em Santa Maria (RS). Nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), firmaram acordo para que bombeiros atuem em conjunto com agentes do município na fiscalização de casas noturnas. A operação ainda não faz parte da parceria.


As irregularidades encontradas não foram divulgadas pelos bombeiros. Os estabelecimentos vão precisar passar por alterações de correção dentro do prazo de 10 dias, para, posteriormente, comprová-las na Divisão de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros. Do contrário, será aberto um processo para a cassação do AVCB. Além disso, os bombeiros enviaram ofício informando a Prefeitura da capital sobre a situação das casas.
Números do estado
Em todo o estado, ao menos 126 estabelecimentos apresentavam autos de vistoria do Corpo de Bombeiros válidos, sem irregularidades. Em outros 66, os AVCB foram considerados válidos, porém com irregularidades. Eles também precisarão passar por alterações de correção no prazo de 10 dias.
Pelo menos 111 casas noturnas não contavam com autos de vistoria dos bombeiros válidos. Ou seja, um total de 177 locais de reunião pública está em situação irregular em todo o estado. As prefeituras foram informadas para que tomem as devidas providências. As vistorias desta quarta-feira foram feitas exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros.
Força-tarefa
Denominada Operação Prevenção Máxima, a ação teve início por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), para evitar que se repita tragédia como a ocorrida no domingo (27) em Santa Marina (RS). O anúncio da força-tarefa dos bombeiros foi feito na terça-feira (29).
"Trezentas equipes vão vistoriar as casas com mais de mil metros quadrados de área construída. É operação de prevenção máxima", disse Alckmin.

De acordo com o governador, de cada dez pedidos de vistorias feitas aos bombeiros, sete são negados na primeira inspeção. “Nós temos a melhor legislação do país, a mais avançada e com grande rigor”, avaliou Alckmin.
Segundo parceria firmada nesta quinta-feira entre governo e prefeitura, o uso de bombeiros na fiscalização na capital será feita com a ampliação da Operação Delegada, convênio pelo qual a Prefeitura paga pelo serviços de policiais militares em período de folga para garantir o cumprimento de leis municipais. A oficialização do novo formato da Operação Delegada deve ocorrer em até 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário