Total de visualizações de página

sábado, 19 de janeiro de 2013

Agende o pagamento

Boletos do IPVA e IPTU chegam ao contribuinte

A cota única do IPVA deve ser quitada até o dia 31 deste mês. Já a do IPTU pode ser paga com desconto em fevereiro
O ano mal começou, mas os tradicionais compromissos financeiros dos proprietários de imóveis e veículos já devem ser cumpridos. Quem ainda não recebeu deve aguardar para os próximos dias a chegada em sua residência dos boletos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que devem ser pagos a partir do próximo dia 31.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), os cearenses começaram a receber no último dia 15 os boletos do IPVA, que foram postados no dia sete deste mês, mesma data em que o documento ficou disponível para a emissão por meio da Internet.

Último ano
Conforme o titular da Sefaz, Mauro Filho, este é o último ano que os boletos do IPVA serão enviados por meio dos Correios. Isso porque, conforme o secretário, 60% dos contribuintes do Ceará não usam mais o boleto para o pagamento.

"Ou ele vai na internet e emite novamente ou recorre aos nossos núcleos da Secretaria da Fazenda. Portanto, é um gasto desnecessário e 2013 será o último ano que o Estado enviará boletos via Correios", destaca.

Em 2013, serão tributados cerca de 1,7 milhão de veículos, o que representa um crescimento de aproximadamente 4%. A expectativa é que sejam arrecadados R$ 513,3 milhões com o IPVA. O montante é 12,88% maior que o obtido com o imposto no ano passado.

Cota única vence dia 31
De acordo com Mauro Filho, neste ano, houve uma redução média de 9,41% no IPVA. No entanto, a redução do tributo pode chegar a 31,23% para alguns veículos. O contribuinte pode conferir a tabela com os valores do IPVA 2013 e emitir o boleto para pagamento do tributo no site da Sefaz (http://www.sefaz.ce.gov.br/), clicando, no menu do lado esquerdo, no link "Serviços online" e, em seguida, em "IPVA", "DAE para pagamento" e "IPVA 2013". É preciso informar o número da placa, Renavam ou Chassi do veículo.

Quem for pagar a cota única do imposto deve se lembrar que o pagamento deve ser efetuado até o dia 31 de janeiro. Já o parcelamento pode ser feito em quatro vezes, com vencimento sempre no dia oito dos meses de fevereiro, março, abril e maio.

IPTU
Os contribuintes da Capital cearense também já começaram a receber os boletos para o pagamento do IPTU. No entanto, a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) não divulgou se todos os boletos já foram emitidos. Neste ano, para quem permaneceu na mesma faixa, o imposto teve um reajuste de 5,78%, o que corresponde à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) de 2012. Para os contribuintes que mudaram de faixa a partir da realização de benfeitorias nos imóveis, o reajuste pode ser maior.

Os boletos para pagamento do IPTU também podem ser impressos pela Internet, no site da Sefin (http://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/). Basta clicar no meu "IPTU" e informar a inscrição do imóvel. O tributo pode ser pago em cota única, no dia 7 fevereiro, com desconto de 10%. Caso o pagamento seja realizado no mês seguinte, em cota única, o desconto cai para 5%. O contribuinte também pode parcelar o pagamento do imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário