Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Boate sem saída de emergência suspende funcionamento em Fortaleza


O anúncio aconteceu apenas dois dias após a proprietária do Acervo revelar ao Jangadeiro Online que o estabelecimento não conta com saídas de emergência
A administração do Acervo Imaginário Bar Cultural informou em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (30) que o estabelecimento vai ficar fechado temporariamente até a total regularização das normas de segurança do espaço. O anúncio aconteceu apenas dois dias após a proprietária do Acervo Imaginário Bar Cultural, Vânia Vieira, revelar ao Jangadeiro Online que o estabelecimento não conta com saídas de emergência.
Na nota, o Acervo explica que a tragédia em Santa Maria fez o estabelecimento solicitar uma visita do Corpo de Bombeiros do Ceará para vistoriar e atestar a adequação das modificações implantadas no espaço. “O laudo que comprova a segurança do Acervo Imaginário deverá ser entregue até a sexta-feira (1). Reabriremos após o carnaval com as tradicionais festas que marcam nosso calendário mensal”, acrescenta.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Ceará, Leandro Silva, ressaltou que as atividades de mais casas de show serão suspensas até a regularização das normas de segurança, mas explicou que a lista será divulgada somente depois de o cronograma de vistorias for finalizado.
Entenda o caso
A tragédia que deixou mais de 230 pessoas mortas em um incêndio registrado numa casa noturna no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, levantou dúvidas de muitos fortalezenses sobre como as casas noturnas da capital cearense trabalham o quesito segurança em cada estabelecimento. O Corpo de Bombeiros afirma que a fiscalização só acontece uma vez por ano.
A reportagem procurou cinco espaços que recebem público para a realização de shows musicais em Fortaleza e constatou que, no Acervo, não existe um requisito básico exigido em qualquer local que agregue muitas pessoas.
Vânia esclareceu que o projeto de construção dessas saídas alternativas ainda está sendo elaborado. “Mudamos recentemente e ainda temos o projeto dos bombeiros para fazer. Só depois de feito é que vamos executar”, esclarece. Ela ainda informou que a casa conta com oito extintores, que são sempre trocados após o vencimento, além de não conter materiais inflamáveis.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Ceará, na época, havia explicado que nenhum estabelecimento deveria funcionar sem projeto e afirmou que o Acervo estava funcionando de forma irregular. “Essa conversa não existe. Se a casa de show se mudou recentemente, o funcionamento dela seria autorizado somente com o projeto já executado e autorizado pela Prefeitura de Fortaleza”, completa.
Confira a nota na íntegra 
O Acervo Imaginário Bar Cultural vem informar a todos que não funcionará no final de semana próximo. O trágico acontecimento de Santa Maria nos fez buscar melhorar nossa estrutura, de forma a prestar aos nossos frequentadores o melhor serviço e prover a segurança abalizada em todas as regras de segurança nacional.
De iniciativa espontânea da casa, buscou-se completa adequação às normas técnicas vigentes, que envolve questões tais como: saídas de emergência, vazão de pessoas e sinalização.
Ontem solicitamos e recebemos uma visita do Corpo de Bombeiros do Ceará para vistoriar e atestar adequação das modificações implantadas. O laudo que comprova a segurança do Acervo Imaginário deverá ser entregue até a sexta-feira, primeiro de fevereiro.
Ao longo dos anos o Acervo Imaginário transformou clientes em amigos, e esperamos desta forma manifestar nosso respeito e consideração para com todos.
Reabriremos após o carnaval com as tradicionais festas que marcam nosso calendário mensal.
Jangadeiro online

Nenhum comentário:

Postar um comentário