Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bombeiros atestam que 4 casas de shows na Capital não têm condições de funcionamento



Apenas 30% dos estabelecimentos apresentam padrões mínimos de infraestrutura


Atualizada às 18h40

O Corpo de Bombeiros do Ceará interditou nesta quarta-feira (30) 4 casas de shows na Capital que não têm as mínimas condições de segurança para funcionamento. Segundo o major Nivan Girão, nestas boates, faltam itens de segurança básicos, como extintor de incêndio e saída de emergência.
Foram interditadas pelos bombeiros:
L4 Up Club
Meet Music & Lounge
Kukukaya
Terraço Brasil

Faltam itens básicos de segurança nos locais interdidatos pelo Corpo de Bombeiros Foto: Tuno Vieira
Além desses estabelecimentos, 10 casas noturnas foram notificadas pelo Corpo de Bombeiros e têm 72h para regularizar os equipamentos de segurança, conforme o major do Corpo de Bombeiros Nivan Girão. Até o momento, foram feitas em torno de 20 vistorias em Fortaleza e apenas 30% apresentam os padrões mínimos de infraestrutura.
Apesar da interdição do Corpo de Bombeiros, as boates não foram fechadas, pois o órgão é responsável apenas pela verificação da segurança contra incêndio e emissão do certificado de conformidade. Segundo o major Nivan, caso essas boates interditadas continuem abertas estarão funcionando ilegalmente.
De acordo com o major Nivan Girão, o Corpo de Bombeiros vai oficializar na quinta-feira (31) a interdição com a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério Público do Estado.
O laudo completo das inspeções será divulgado na próxima sexta-feira (1º).
Casas interditadas respondem interdição do Corpo de Bombeiros
A assessoria da Meet Music & Lounge esclareceu que está trabalhando
para serem seguidas as exigências de segurança e que as reformas já começaram. A casa informou que ainda não tem uma data definida para
reabertura.
Já conforme um dos proprietários do Kukukaya, Eduardo Monteiro, a vistoria foi
realizada, mas todas as educações foram entregues. "Não fomos
comunicados de nenhuma interdição", declarou.
A reportagem tentou contato, com as casas Terraço Bar e L4 Up Club, mas as ligações não foram atendidas.
Casa noturna em Fortaleza suspende atividades para realizar reformas
A boate Acervo Imaginário informou, na manhã desta quarta-feira, que suspendeu as atividades do estabelecimento neste fim de semana para realização de obras.  A casa afirma que a reforma tem como intuito adequar-se "às normas técnicas vigentes, que envolve questões como: saídas de emergência, vazão de pessoas e sinalização".
Bombeiros admite que número de profissionais não é o suficiente para fiscalizar casas noturnas
O Corpo de Bombeiros do Ceará informou nesta segunda-feira (28) não ter profissionais suficientes para vistoriar todas as boates e casas de shows que existem na Capital. Conforme o relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Leandro Nogueira, o órgão conta com três equipes com dois profissionais para fazer esse tipo de fiscalização.
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) deliberou na última segunda-feira a todas as Secretarias Executivas Regionais e Corpo de Bombeiros, um plano de estratégia da "Operação Fortaleza: ambiente seguro, diversão garantida". A operação visa verificar o alvará de funcionamento, licença ambiental, registro sanitário e autorização para uso de equipamento sonoro.
As vistorias tiveram início na segunda-feira, têm o objetivo de evitar tragédias como a que provocou a morte de 235 pessoas no último domingo (27) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Com informações da repórter Ivna Girão

Nenhum comentário:

Postar um comentário