Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CEARÁ TEM O 3º MENOR EFETIVO PROPORCIONAL DO PAÍS, DIZ ANUÁRIO.


O Ceará é o estado com o terceiro pior efetivo de policiais militares proporcional ao número de habitantes. Com um PM para cada grupo de 565 pessoas, o Estado tem melhor desempenho apenas se comparado ao Maranhão (com um PM para cada 866 habitantes), e ao Paraná (com um agente para 605 pessoas). O recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de um policial para cada 250 habitantes. Ou seja, considerando o efetivo, o Ceará precisaria dobrar a cifra de militares para atingir o ideal.

Os números foram calculados pelo O POVO com base na quantidade de PMs apresentada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado na última terça-feira, 6, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça. Segundo o documento, que leva em consideração dados de 2011, o Ceará tem 14.934 policiais militares. Para os cálculos, foram levados em consideração, além dos dados do anuário, números populacionais do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Somente o Distrito Federal e o estado do Amapá possuem policiais dentro do nível recomendado pela ONU: com um PM para cada grupo de 165 e 185 habitantes, respectivamente. Mesmo dentro do ideal, segundo o anuário, o DF ainda registrou aumento das taxas de assassinatos, de 5,5% entre 2010 e 2011. No Ceará, mesmo com efetivo longe do recomendado, houve uma queda de 1,8% do índice. “Pudemos observar que a quantidade de homicídios não está diretamente relacionada com a de efetivo. Claro que existe uma responsabilidade, mas acredito que está muito mais relacionado ao modo como as polícias agem”, acredita Samira Bueno, secretária-executiva do fórum.

O anuário registrou, no Ceará, em 2011, taxa de 30,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. O nível é considerado problemático, já que o recomendado pela ONU é de 10 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas.

O sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Silva avalia que aumentar o efetivo policial é primordial, mas antes disso é preciso se avaliar a qualidade da capacitação dos militares. “É preciso fazer com que haja uma maior produção de imagens positivas e de confiança com a população”, define o pesquisador.

Para isso, segundo Silva, a Polícia precisa fazer com que haja diminuição da corrupção e de outras irregularidades praticadas por agentes. “Estamos num patamar muito abaixo do ideal, já que é necessário o dobro de PMs”, aponta o pesquisador.

O relações públicas da PM, tenente-coronel Fernando Albano, informou que o efetivo atual da PM cearense é de 15.100 pessoas e o anuário se baseou em dados de 2011. Ainda de acordo Albano, a meta é alcançar cerca de 17 mil homens até 2014.

ENTENDA A NOTÍCIA

A 6ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública colheu dados de todos os estados e do Distrito Federal.O anuário tem como base o Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal do Ministério da Justiça, alimentado pelas gestões de segurança dos estados.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário