Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Em Ipu, morre um grande ícone do nosso Carnaval, dos últimos sete anos



 Lembram-se de um fusquinha que animava o carnaval aqui de Ipu? Foram sete anos de folia, de 2006 até 2012.


O grande folião - O Fusquinha!

O Fusquinha começou animando o 'Bloco Caçakana', onde lá trouxe muitas alegrias. Com o fim do bloco, ele passou a atuar no 'Bloco Me Leve', onde permaneceu por dois anos.



Carnaval na Bica de Ipu
Iran e seus dois filhos
Foi tanta folia, alegrias e estripulias em cima do fusquinha, que esse ano de 2013, ele pediu arrego e não vai sair na avenida. O velho fusquinha foi aposentado depois de sete e longos anos de animação.

O proprietário do fusquinha, ano 1984, era o funcionário dos Correios Iran Coelho, que disse ao Blog Netcina nunca ter escolhido um nome para ele: "Nunca batizei o fusca, mas na boca dos foliões ele tinha muitos nomes. Era: Cyborg; Cabaré; Salpicão; Liga, mas não anda; Amassadim; Ferrugem; Fusquete e por aí vai."



No capô, Jamal, filho de Iran
Perguntado se teria adquirido o fusquinha num estado de má conservação, Iran disse: "Não! Dava gosto você vê-lo. Vou enviar fotos dele quando o comprei [foto ao lado]. Logo no primeiro ano de folia chamaram-me de doido. Mas eu não liguei, o que importava é que estava me divertindo e fazendo parte do carnaval ipuense." Completando: "Aquele fusca foi um herói, pois aguentou muito tempo aos maus tratos que os foliões faziam."

Sobre a intenções de ter comprado o fusquinha, Iran disse: "Fiz isso por amor ao carnaval. Não foi para promover nenhum bloco. Gastei minhas economias pra comprar um fusca super conservado, pra botar pra galera pular e se divertir em cima. Aliás, não foi só a galera, eu também me diverti muito. Valeu a pena! Ele fez tanto sucesso, que saiu na TV Diário, logo em seu primeiro ano, em 2006. O repórter pediu pra subir em cima dele e depois filmou ele todinho. O fusção brilhou!"

Manutenção para aguentar as folias

Em manutenção

"Como ele passava o ano parado, toda vez eu tinha que trazer os mecânicos aqui em casa, para fazê-lo funcionar, pois o motor de arranque colava. Olha só, vou mandar uma foto da manutenção que eu fazia nele, logo após um dia de carnaval [fotos abaixo]. O estado que ele ficava era deprimente. Dai então eu pegava a 'marreta' e deixava ele 'novinho', kkkkkkk... Fazia isso todos os dias de carnaval."

Iran com um marreta em mãos
Antes da manutenção
'Novinho', após a manutenção

A morte do grande folião

"Há muito tempo eu era tentado a vendê-lo, mas sempre recusei. Mas no ano passado, descontente com a situação do fusca, visto que a lataria já estava representando risco de machucar alguém de tanto ferrugem e ponta de ferro, eu não mais recusei a oferta e vendi. O comprador usou parte do seu chassi e o motor para por em outro fusca. Foi o fim do fusquinha e de sua história no Carnaval de Ipu, mas as lembranças dos carnavais nunca serão esquecidas."

Vai deixar saudades o velho fusquinha - Valeu grande folião, você fez histórias e marcou os carnavais de Ipu, deixando sua enorme contribuição para a nossa cultura carnavalesca.


Fonte:Netcina


Nenhum comentário:

Postar um comentário