Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MULTAS EM 2012 NA CAPITAL CEARENSE

A cada dia, 1.428 multas são registradas no trânsito de Fortalez

De janeiro a novembro, a AMC registrou 478.422 infrações. Número corresponde a 57,1% da frota de Fortaleza

Basta um rápido passeio pelas ruas da Capital para observar motoristas estacionando em cima de calçadas. Carros ultrapassando o limite de velocidade permitido. Motociclistas usando o celular enquanto pilotam ou avançando o sinal vermelho. Em 2012, de janeiro a novembro, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) registrou 478.422 infrações de trânsito. Um aumento de 10,6%, em relação ao número de multas de 2011 - 432.584 -, considerando o mesmo período.

A cada dia do ano passado, de janeiro a novembro, 1.428 multas foram registradas. O total de multas nos 11 meses de 2012 corresponde a 57,1% da frota de veículos. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), até novembro do ano passado, havia 837.283 veículos na Capital. Vale ressaltar que nem sempre mais da metade dos carros foi responsável pelo número de multas. Apenas um condutor, por exemplo, pode ter cometido mais de uma infração.

O POVO não teve acesso ao número total das multas de 2012. A AMC informou que as infrações de dezembro ainda estão sendo processadas. O relatório deve ficar pronto em fevereiro.

O chefe do Núcleo de Trânsito da AMC, Arcelino Lima, diz acreditar que o número de multas registrado é pequeno quando comparado ao número de infrações cometidas pelos motoristas. “Em campo, a gente percebe muito mais motoristas cometendo infrações do que notificações sendo emitidas”.

A infração mais registrada no ano passado, até novembro, foi transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, com 151.866 multas. Segundo Arcelino Lima, o número alto deve-se à fiscalização eletrônica. A velocidade só consegue ser registrada pelo radar. Ele afirmou ainda que o número de veículos é bem maior que o número de fiscais. “A fiscalização está sempre em prejuízo”. Em seguida, vem o registro de estacionamento em local ou horário proibido pela sinalização, com 62.203.

Para especialistas, a fiscalização, acompanhada do registro de multas, ajuda a organizar e melhorar o trânsito. “Só a presença da fiscalização já altera um pouco o comportamento do condutor”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Ingrid Luiza Neto, que estuda Psicologia do Trânsito em doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Para ela, a fiscalização, mesmo sem a punição da multa, já inibe infrações. “A fiscalização chega a ser mais importante do que a punição”.

Educação e engenharia

Além da fiscalização e da punição, os especialistas ressaltam a importância da educação e da engenharia das vias. “A educação tem que ser trabalhada desde criança. Não é só fazer autoescola e pronto”, opina a psicóloga Ingrid Luiza Neto. Já Maria da Penha Pereira Nobre, diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano (Imep), que atua na educação no trânsito, ressalta a importância da formação dos agentes de trânsito. Ela diz ainda que a engenharia das vias e a sinalização também contribuem para a boa fluidez do trânsito.

POVO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário