Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Paramoti festeja aniversário com campanha de arborização


Cidade se mobiliza para preservação de árvores nativas e a instalação de uma unidade da Fármacia Viva
Paramoti. Plantio de árvores nativas acontecerá neste município amanhã, como parte das comemorações do aniversário de 55 anos de emancipação política da cidade. O prefeito Samuel Boyadjian autorizou a Secretaria de Agricultura à realizar um dia voltado para arborização, com a meta de aumentar o verde na cidade.
Plantio de espécimes nativas e medicinais faz parte dos festejos da cidade FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a criação oficial do Município é de 10 de dezembro de 1957, por meio da Lei 3.962, quando foi elevado o distrito à categoria de município, mas as autoridades comemoram o aniversário na data de instalação que é 25 de janeiro de 1958.
Amanhã, um grupo de ambientalistas se reúne na Praça Frei Cirilo, no Centro do município, para dar início ao processo de arborização da sede e zona rural. Serão distribuídos diversos tipos de plantas que ainda resistem à ação criminosa da degradação ambiental.
Preservação
Pau Brasil, pau d´arco, angico, aroeira, sabiá, catingueira, mororó, jucazeiro, entre outros, estão na relação de plantas naturais da região consideradas em situação de risco no semiárido nordestino. O prefeito Samuel explica que a arborização local tem como exemplo a campanha lançada pelo Grupo Edson Queiroz, "Plante uma árvore, semeie esta ideia". "Esta campanha incentiva as autoridades do Ceará a plantar uma árvore, tornando mais saudável o meio ambiente, bem como preserva a natureza´´, diz ele.
Para Samuel, a campanha tem criado uma nova cultura entre as pessoas. "Preservar o verde e cuidar da natureza serão grandes projetos de meu governo´´, ressalta, que se diz um ambientalista por vocação.
O município tem hoje 11.308 habitantes, sendo que 5.540 moram na sede e 5.768 na zona rural. "Nossa ideia é que cada morador plante uma árvore e cuide bem dela. Dessa maneira, estaremos contribuindo para um ar mais puro e uma cidade equilibrada ecologicamente. A consciência ecológica é um dos grandes desafios da sociedade´´, frisou Samuel Boyadjian.
O projeto da Prefeitura vem ganhando adeptos. Um deles é o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - Regional dos Sertões de Canindé, José Arimatéia de Sousa Anselmo, que vai doar 20 mudas de pau Brasil e duas de pau d´arco, duas espécies em extinção na flora brasileira. ´
"Estamos contribuindo com esse programa em parceria com a Prefeitura de Paramoti, espelhado na campanha do Grupo Edson Queiroz,", salientou.
Além dessas mudas, Arimatéia fará ainda a doação de hortelã, courama, arruda, boldo, mauvarisco, cidreira, capim santo, insulina, romã, entre outras plantas medicinais.
O objetivo é instalar uma unidade da Farmácia Viva no Município, uma iniciativa que foi introduzida pelo professor José Abreu Matos, no curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário