Total de visualizações de página

domingo, 27 de janeiro de 2013

"Vi pessoas serem pisoteadas tentando sair", diz vítima de incêndio

Publicidade
ADRIANA FARIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
SIDNEY GONÇALVES DO CARMO
DE SÃO PAULO
Atualizado às 18h40.
A auxiliar de escritório Michele Pereira, 34, é uma das pessoas que conseguiu escapar do incêndio que atingiu na madrugada a boate Kiss, no centro de Santa Maria (307 km de Porto Alegre), deixou ao menos 233 mortos e mais de cem feridos, segundo revisão de números feita pela Brigada Militar.
Dilma cancela agenda em cúpula no Chile e vai para Santa Maria
Família busca estudante desaparecida em incêndio em boate
São tantos corpos que não chegamos ao fundo da boate
Números de mortos passam de cem em boate no Rio Grande do Sul
Sinalizador foi causa de incêndio que matou 194 em boate na Argentina
No momento do incêndio Pereira estava em frente ao palco onde um grupo fazia um show. "A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", contou.
A auxiliar estava próxima da porta da saída, por isso conseguiu escapar. "Foi minha sorte estar perto da saída e era a única que tinha pelo que eu vi porque todo mundo estava saindo por ela ou pela porta de entrada", contou. No corre-corre, Michele caiu e machucou o joelho. "Vi muita gente sendo pisoteada no desespero para sair de lá eu acabei cortando o joelho", disse.
Na saída, o cenário visto por Pereira foi desolador. "Foi terrível, cena de filme de horror! Corpos caídos pelo chão, muita gente desmaiada, chorando, tentando respirar porque a fumaça era muita", contou.
Pereira estava com a estudante de radiologia Leandra Toniolo, 23, quando a amiga avisou que iria ao banheiro, deixando todos os documentos na bolsa da auxiliar. O incêndio começou quando Toniolo ainda estava no banheiro. O corpo da estudante foi encontrado pela família em um dos caminhões que transportava as vítimas para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão).
"Assim que o incêndio começou ela ainda estava no banheiro, que ficava próxima a entrada. Eu estava no lado oposto, perto do palco e próximo da porta de saída. Eu teria que cruzar a pista inteira para tentar encontrá-la e no tumulto era impossível", contou.

Reprodução/Facebook
Michele Pereira, 34, é uma das pessoas que conseguiu escapar do incêndio
Michele Pereira, 34, é uma das pessoas que conseguiu escapar do incêndio
INCÊNDIO
O tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs afirmou que a licença contra incêndios da boate estava vencida desde agosto de 2012.
Ele disse ainda que o transporte dos corpos para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão) é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de mortos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.
No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário