Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


31/01/2013 19h56 - Atualizado em 31/01/2013 21h04

Maioria das casas fiscalizadas em SP funciona sem aval dos bombeiros

De 39 casas noturnas avaliadas, 24 não tinham o auto de vistoria.
Em todo o estado, 177 casas noturnas de 303 estavam irregulares.

Do G1 São Paulo
Governador visitou Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Foto: Tatiana Santiago/G1)Alckmin visitou Centro de Operações dos
bombeiros na terça (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Os bombeiros de São Paulo divulgaram, na noite desta quinta-feira (31), que 24 das 39 casas noturnas vistoriadas na capital paulista, ou 60% do total, não possuem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Outras duas têm o documento válido, porém apresentam irregularidades.
Apenas 13 estabelecimentos da capital paulista estavam com o AVCB válido sem irregularidades. O balanço é resultado do primeiro dia da Operação Prevenção Máxima, que realizou ao menos 303 vistorias em casas noturnas e outros locais de reunião pública em todo o estado nesta quarta-feira (30).
A ação faz parte das medidas de intensificação nas vistorias após o incêndio que matou mais de 230 pessoas em uma boate em Santa Maria (RS). Nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), firmaram acordo para que bombeiros atuem em conjunto com agentes do município na fiscalização de casas noturnas. A operação ainda não faz parte da parceria.

Após uma briga que aconteceu na madrugada dessa quinta-feira (31/01), por volta das 2h, onde acabou resultando na prisão do jovem Romário da Silva Barbosa o "Romarinho" de 24 anos a Polícia Militar de Ipu chegou até um homem que segundo o que foi apurado pelos PMs seria o causador da confusão.

Band é condenada por comentário preconceituoso de Datena sobre ateus


31/01/2013 - 18h01
DE SÃO PAULO
A Band foi condenada por um comentário feito por José Luiz Datena, 55, no "Brasil Urgente" em julho de 2010. A emissora ainda pode recorrer da decisão.


Ao comentar o fuzilamento de um garoto, o apresentador e o repórter Márcio Campos travaram um diálogo que continha comentários considerados preconceituosos a respeito dos ateus.
Durante 50 minutos, os dois relacionaram o crime bárbaro à "ausência de Deus".
"Um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí", afirmou. "Então, Márcio Campos, é inadmissível; você também que é muito católico, não é possível, isso é ausência de Deus, porque nada justifica um crime como esse, não, Márcio?"
"Porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí", prosseguiu. "É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é..., o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum."

Divulgação
O apresentador José Luiz Datena
O apresentador José Luiz Datena   

Em Sobral, jovem fazia programa, mas não recebia o dinheiro



O Policiamento do Ronda do Quarteirão de Sobral, atendeu uma ocorrência na manhã de quarta-feira (30), onde dava conta que uma jovem era mantida em uma residência contra sua vontade.

MAURITI-CE: ADOLESCENTES APREENDIDOS APÓS ESTUPRAREM DUAS CRIANÇAS

A denúncia de um duplo caso de estupro ocorrido nas imediações do Condomínio das Mulheres movimentou a polícia de Mauriti que caiu em campo para investigar. O Tenente George passou a diligenciar com o apoio dos Cabos Gabriel, J. Cícero e Amaro e o Soldado Fernandes quando apreenderam dentro de um matagal próximo ao local do crime os menores de iniciais M. S. S., de 14, residente na Vila Extrema, e L. N de S., de 17 anos, que mora no Conjunto Barrosão naquele município.

Eles assumiram o atentado violento ao pudor e contou em detalhes como tudo aconteceu na relação sexual com as crianças que tentavam evitar, mas se viram ameaçadas por uma faca. As vítimas foram os menores de iniciais W. B. T., de 9 anos, e F. J. A. P dos S., de 12 anos de idade, residentes no Conjunto Manoel Martins de Mauriti.

Capturados 8 acusados de tráfico e homicídios no Interior

'Operação Itapajé' prendeu 6 adultos e apreendeu 2 adolescentes


Seis homens foram presos e 2 adolescentes apreendidos na manhã desta quinta-feira (31) acusados de envolvimento com tráfico de drogas, roubosassassinatos em Itapajé, a 130 km de Fortaleza.
A "Operação Itapajé" capturou Francisco Clerton Laureano Rodrigues (19 anos), Rondinele de Paula Rodrigues (21), Flávio Glayson Pinto Quinto (18), Francisco Diego Mendes de Souza (22), Antônio Jorge Pinto Quinto (19), Francisco Marcos Magalhães Marcelino (37) e dois adolescentes de 15 e 16 anos.

Em Ipu, morre um grande ícone do nosso Carnaval, dos últimos sete anos



 Lembram-se de um fusquinha que animava o carnaval aqui de Ipu? Foram sete anos de folia, de 2006 até 2012.


O grande folião - O Fusquinha!

O Fusquinha começou animando o 'Bloco Caçakana', onde lá trouxe muitas alegrias. Com o fim do bloco, ele passou a atuar no 'Bloco Me Leve', onde permaneceu por dois anos.

Em Ipu, homem estaria aplicando golpes e enganando garotas na cidade

 

 Uma foto foi postada no facebook juntamente com uma mensagem de alerta. Segundo comentários, o homem seria da cidade vizinha, Varjota. Uma garota, moradora da cidade diz ter reconhecido o homem.


Foto divulgado no facebook - Link no final

"Esse homem da foto conhecido como Roberto Canindé, esta andando na cidade de Ipu, dizendo que vai abrir uma loja, próximo a padaria Gomes, o que não é verdade, já que nas proximidades da padaria só existe um local disponível e o mesmo se encontra com a placa de Aluga-se.

CHINÊS DE LÍNGUA GIGANTE NÃO ABRE A BOCA HÁ 21 ANOS.


Uma língua gigante, de 25 centímetros de extensão, dez de largura e sete de espessura, faz o chinês Wang Youping, de 34 anos, não conseguir abrir a boca há 21. Por causa da deformidade, os vasos sanguíneos do local podem se romper e causar uma hemorragia grave, com risco de morte. 
A língua de Youping começou a inchar quando ele tinha 6 anos. Aos 13, chegou a um ponto em que ele não conseguia mais comer normalmente, respirar de forma confortável ou falar com clareza. 
Os seus dentes ainda ficaram pressionados, e a doença causou uma deformidade incrível em todo o rosto. 

Roberto Carlos veta versão de 'Esse Cara Sou Eu' do Aviões do Forró


E a polêmica envolvendo Roberto Carlos, Aviões do Forró e a música "Esse Cara Sou Eu" continua. Depois de pedir a retirada do ar na internet o vídeo exibido no "Big Brother Brasil", no qual o participante Dhomini é embalado pela versão da dupla cearense para o sucesso recente do Rei, além de ter proibido uma nova veiculação da versão, o cantor se pronunciou sobre o caso.
"Não tenho restrição quanto à música ser cantada em shows, mas para alguém gravar, precisa pedir autorização, e eu não recebi nenhum pedido para 'Esse Cara Sou Eu'. E não a liberaria agora, porque essa música na minha interpretação ainda não completou seu ciclo, não é o momento de ela ser regravada. 

BALA NO PRÉ-CARNAVAL: BEZERRA QUER RIGOR NAS INVESTIGAÇÕES.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciou, ontem, exames balísticos nas nove pistolas de calibre Ponto 40 (0.40), pertencentes ao acervo da Polícia Militar. Elas estavam em poder dos militares que agora são investigados sobre a morte de dois jovens, na madrugada do último domingo, depois de um incidente na festa de Pré-Carnaval no bairro Ellery.


O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra, determinou ao comando-geral da PM, à Delegacia Geral da Polícia Civil e à direção da Perícia Forense “todo o empenho” de seus gestores no sentido de que o episódio seja “investigado e esclarecido com rigor e transparência”. Bezerra determinou o afastamento preventivo dos policiais que estão sendo alvo da apuração.
O incidente aconteceu depois que a festa de Pré-Carnaval terminou e carros com ‘paredões’ de som passaram a colocar músicas em alto volume. Moradores ligaram para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pedindo a intervenção da PM. Os militares já afirmaram que teriam sido recebidos com pedras e garrafadas e repeliram a reação com tiros de advertência para o alto.
Versão
Já os moradores que estavam presentes no momento do incidente dão versão contrária à dos militares. Afirmam que os PMs do Ronda do Quarteirão sacaram as armas e passaram a atirar em direção à multidão.
Os tiros teriam atingido, pelo menos, cinco pessoas. Duas delas acabaram morrendo, a jovem Ingrid Maiara Oliveira Lima, 19; e o estudante Igor Andrade Lima, 16. Outros três baleados permanecem hospitalizados e serão ouvidos em depoimento após receber alta médica.
Além da perícia nas armas dos PMs, os próprios militares deverão também ser submetidos a exames residuográficos na Pefoce, que pode indicar se eles atiraram recentemente.
Fonte: DN

HOMENS RENDEM PMS EM SERVIÇO NA ALDEOTA E ROUBAM ARMAS.

Dois homens levaram as armas de dois policiais que estavam em serviço na manhã desta quinta-feira (31). A dupla rendeu os PMs no momento em que eles faziam a segurança na Praça Luiza Távora, popularmente conhecida como Praça da Ceart,  na Avenida Santos Dumont, no Bairro Aldeota.

A Polícia Militar informou que uma dupla chegou ao local em um carro de cor azul e, após render os policiais, levou três pistolas, duas da corporação e uma particular.  Nesse momento, várias viaturas e o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas estão fazendo um cerco na região em busca dos criminosos.
Fonte: Jangadeiro
Foto: TV Verdes Mares

Prefeitura de Milhã soma mais de R$ 130 mil em dívidas

Energia elétrica da sede do Executivo foi cortada nesta semana


A Prefeitura de Milhã (localizada a 301 Km de Fortaleza) passa por uma crise financeira sem precedentes. O somatório das dívidas pode chegar a R$ 131 mil. Até a energia da sede do poder Executivo foi cortada, na última quinta-feira (30), pela Coelce.
Problema que pode ser agravado com o possível corte nos prédios do hospital e secretarias municipais, que também estão com as contas atrasadas.
Energia elétrica da sede do município foi cortada (Foto: Miguel Portela)
De acordo com a distribuidora, o fornecimento da energia elétrica, foi restabelecido por conta de uma liminar na Justiça. Mas a dívida ainda não foi paga. A Coelce acrescentou que nenhum prédio público de Milhã está com o fornecimento suspenso.
De acordo com o assessor Jurídico de Milhã, André Wilson, a gestão atual tem conseguido trabalhar por conta de liminares na Justiça para restabelecer a energia. Foi justamente esse expediente que a prefeitura voltou a repetir para tentar que a energia seja religada.
Em vídeo gravado pelo radialista local Antônio Elano, o assessor jurídico revela que a dívida total com a Coelce é de  R$ 43.166,34 é apenas mais um compromisso não honrado desde o mês de outubro pelo Executivo. Temos dívidas com fornecedores diversos, com prestadores de serviço, inclusive com funcionalismo público. Onde existem secretarias com três meses de salários atrasados", observa, ressaltando que a nova administração está tendo que arcar com custos da gestão anterior. "Desde quando a gestão passada perdeu a eleição, em outubro, não se paga energia elétrica", afirmou.
"Com a nova assessoria nós já devemos R$ 4 mil e com a Secretaria das Cidades são outros R$ 10,3 mil que seriam no tocante a construção do novo aterro sanitário", complementou. Além disso, segundo ele houve uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Houve uma redução do FPM de Milhã de R$ 1 milhão para R$ 800 mil, de acordo com o último Censo", reforçou
Mais dívidas com outros órgãos
André Wilson revelou que existem outras contas vencidas, que somam valores ainda mais altos. "A Prefeituras de Milhã estaria devendo outras R$ 74,5 mil", confirmou, acrescentando que parte deste montante diz respeito ao trabalho realizado pelo Instituto IDC, que promove o Grupo de Apoio à Saúde da Família".
Maior preocupação com a falta de chuva
O assessor afirmou que também existe o custo elevado com a dstribução de água através dos carros-pipa, mas não detalhou de quanto seria esse gasto. "Esperamos que chova local, até mesmo porque estamos pagando carros-pipa, com custo imenso apesar da necessidade da população. A condição é calamitosa e deficitária", contou, solicitando sugerindo a necessidade de auxílio dos governos Estadual e Federal.

 Fonte:DN  


Por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (31/01), na cidade de Ipu/CE, a Polícia Militar recebeu denúncia anônima informando que estaria acontecendo uma briga em frente a uma residência no Bairro do Alto dos 14, e que um dos envolvidos, teria sacado uma arma de fogo e ameaçado matar o outro envolvido. 
De imediato os militares Cabo Soares, Cabo Sousa e Sd Ramos deslocaram até o local, onde encontraram o acusado já imobilizado pela a vítima que teria desarmado o individuo que havia sacado o revolver.
Os militares algemaram o dono da arma e aprenderam a arma, um revolver calibre 22 com numeração raspada e capacidade de cinco tiros que estava desmuniciada. 
Foi dada voz de prisão em flagrante delito ao autor que depois de ser cientificado de seus direitos constitucionais foi conduzido para a Delegacia, juntamente com a arma de fogo. O fato ocorreu na Rua São Domingos Bairro Alto dos 14 e segundo a PM os motivos da discussão teria sido por conta do irmão da vítima está envolvido com o tráfico de drogas.
Na manhã de hoje a polícia prendeu o irmão da vítima com 3 pedras de crack e uma a quantia em dinheiro de R$ 24 reais. O homem que foi preso com a arma de fogo é o jovem Romário da Silva Barbosa o "Romarinho" 24 anos.

Polícia

 

 Dupla rouba arma de policiais na Aldeota

Dois homens roubaram as pistolas de dois policiais da PMTur na praça Luiza Távora, bairro Aldeota, em Fortaleza. O caso ocorreu por volta das 9h desta quinta-feira (31).
Os acusados abordaram os policiais e fugiram em um veículo Gol de cor azul e abandonaram o automóvel na rua Monsenhor Bruno. Segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), ninguém foi preso, mas o proprietário do Gol foi identificado.
As duas pistolas .40 e a pistola 380 ainda não foram recuperadas, ainda de acordo com o CPC.

Fonte: DN

80 municípios, dentre eles, 10 do Ceará fecham acordo com MiniCom para implantar projeto Cidades Digitais


Prefeitos de 80 municípios de todo o Brasil assinaram na última terça-feira acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais. O programa busca a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento local por meio de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos. A previsão é de que o projeto executivo para implantação do projeto nas 80 cidades selecionadas seja concluído até o fim de fevereiro.
Durante a solenidade, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que o essencial do projeto é ajudar a melhorar o processo de gestão pública, interligando diferentes áreas como educação, arrecadação e saúde. “Tudo hoje exige informatização. Internet é bom para os negócios, para a educação e para a saúde, mas é importante sobretudo para construir e aprimorar a cidadania.”
O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.
Ceará 
Pelo menos dez municípios cearenses foram selecionados para participar do projeto. São eles: Araripe, Barreira, Brejo Santo, Jaguaruana, Maracanaú, Milhã, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota e Viçosa do Ceará.

FOI MORTO NO PRESÍDIO PODEROSO TRAFICANTE ACUSADO DE MANDAR MATAR VÁRIOS POLICIAIS MILITARES.

O traficante Francisco de Brito, acusado de mandar matar vários PMs, foi assassinado dentro da CPPL I, em Itaitinga, na última terça-feira.

A Secretaria da Justiça e Cidadania confirmou, ontem, a morte do traficante Francisco de Brito, bandido considerado de altíssima periculosidade e que comandava parte do tráfico de drogas e ordenava execuções sumárias em três bairros da zona Oeste de Fortaleza, Barra do Ceará, Vila Velha e Goiabeiras. Parceiro do traficante foragido Márcio Gladson Dias da Silva, o ‘Márcio do Gueto’, Brito era apontado, ainda, como mandante da morte de vários PMs.

O corpo do traficante foi encontrado por volta das 16 horas de terça-feira no pavilhão Um (P-1) da Casa de Privação Provisória da Liberdade I (CPPL I), em Itaitinga. O cadáver apresentava marcas de espancamento e estrangulamento e foi encaminhado para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Brito havia sido preso em dezembro do ano passado.
Em investigações feitas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Márcio Gutierrez, Brito foi apontado como um dos mandantes da morte do ex-soldado PM Claudemir Ribeiro dos Santos, o ‘Cláudio Pit Bull’, fuzilado na manhã do dia 2 de setembro do ano passado. O ex-militar já havia sido baleado, anteriormente, pelo bando comandado por Brito e ‘Márcio do Gueto’, dentro de um bar, na Avenida 20 de Janeiro, na Barra do Ceará, em março. Na ocasião, foram mortos o cabo PM Francisco Evandro Pinto Rodrigues e o civil Cleiton Ribeiro da Silva, irmão de ‘Pit Bull’.
Além de possuir uma longa ficha de crimes, Brito amealhou nos últimos anos um vasto patrimônio no drogas junto com ‘Márcio do Gueto’. Possuía, entre vários imóveis, uma academia de ginástica e um motel, na Barra, como ‘fachada’ do crime.
Fonte: DN
Em Fortaleza

Gasolina - As primeiras altas chegam a 7,4%

31.01.2013

O aumento de 6,6% da gasolina vendida pelas refinarias, anunciando na última terça-feira pelo governo federal, já começou a surtir efeito no bolso dos motoristas fortalezenses. Quatro dos 10 postos consultados pela reportagem apresentaram alta, um deles, inclusive, chegando a 7,4%, acima do percentual divulgado pelo Planalto. Este, que é BR, localiza-se na Av. Leste-Oeste e subiu o preço do combustível de R$ 2,69 para R$ 2,89.
Os primeiros repasses do reajuste, pesando no bolso do consumidor, aconteceram ainda ontem, apesar de que a maioria dos estabelecimentos espera a reação do mercado para definir os preços Foto: Tuno Vieira
Outro que se destaca é de bandeira Ipiranga e localiza-se na Av. Raul Barbosa. Lá, o preço era de R$ 2,62 e foi elevado para R$ 2,73, uma alta de 4,19% (11 centavos). Na Rua Costa Barros, um posto de bandeira SP também chegou a R$ 2,89, uma majoração de 3,6% sobre o valor anterior: R$ 2,79. Na BR-116, um de bandeira Ale registrou um aumento de 3,06%, saltando de R$ 2,61 para R$ 2,69.
Até a semana passada, a média do combustível na Capital cearense era de R$ 2,67, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nos estabelecimentos onde o preço ainda não se alterou, a postura de seus proprietários é cautelosa, mesmo com a alta de 6,6% nas refinarias. “O que vai determinar o aumento, na verdade, vai ser a maneira como o mercado vai se posicionar. Aí sim, poderemos fazer alguma modificação”, declarou Paulo Pereira, do posto HB, de bandeira Shell, também na BR-116.
Apesar da cautela, o clima é de que, a qualquer momento, os preços devem subir de maneira significativa. “Estou apenas esperando a ligação do proprietário lá de São Paulo para subir os valores”, disse o gerente de um posto BR, na Av. Desembargador Moreira, que preferiu não se identificar. Em um outro estabelecimento Shell da BR-116, o gerente Mário César Torres adiantou que aplicaria o aumento à meia-noite de hoje. “Eu estou vendendo por R$ 2,64, mas o preço de pauta (valor considerado pela Secretaria da Fazenda na hora de descontar o ICMS) é R$ 2,72, então eu vou fazer o aumento de 6,6% sobre R$ 2,72”, conta. Assim, no posto onde trabalha Torres, a alta deve ser de 9,8%, chegando a R$ 2,90. O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), Vilanildo Fernandes, declarou que os preços devem ser reajustados à medida que os estoques dos estabelecimentos forem se esgotando. “Com isso, em dois ou três dias, o mercado deve se adequar a essa nova realidade” , diz.
Correria
Os motoristas mais atentos aproveitaram o primeiro dia de aumento para encher os tanques dos veículos nos postos onde ainda não houve reajuste. “Eu tenho o costume de abastecer toda quinta-feira, mas com essa notícia, corri para o posto logo hoje (ontem)”, contou o comerciário Paulo Couto, que ainda conseguiu encher o tanque a R$ 2,61. Os próprios gerentes entrevistados admitiram que a movimentação estava bem maior ontem, formando-se filas na bombas.
Diesel
O diesel também sofreu alta em alguns estabelecimentos. Dois dos quatro que aumentaram o valor da gasolina também o fizeram com o outro combustível.
O primeiro (Ale) registrou alta de 4,78%, saltando de R$ 2,09 para R$ 2,19. O segundo (Ipiranga) subiu em 4,56%, pulando de R$ 2,19 para R$ 2,29. Mesmo assim, os dois estão abaixo dos percentual anunciado pelo governo: 5,4%.
Sincopetro projeta
Para José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), o anúncio do governo deve refletir em um acréscimo entre 4,6% e 4,8% no valor final do combustível. Esse porcentual, explicou, significa uma alta entre R$ 0,08 e R$ 0,10 no preço do litro da gasolina.

Frete até 1,7% mais caro
O setor de transporte de carga rodoviária calcula que o reajuste do diesel leve a um aumento de custo de R$ 3,6 bilhões neste ano. O segmento transporta 58% de tudo o que é movimentado no país. A despesa dos transportadores com diesel passará de R$ 66,6 bilhões para R$ 70,2 bilhões, segundo a consultoria Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain).

Em média, o combustível tem peso de 28% no custo do transporte rodoviário de carga.

No agronegócio, o peso é ainda maior: no transporte de commodities agrícolas, como a soja e o milho, o óleo diesel chega a representar 43,5% no custo final da operação.

Segundo a Esalq-Log, grupo de pesquisa e extensão que estuda logística do agronegócio, o impacto da alta do diesel no frete rodoviário é estimado entre 1,5% e 1,7%.
Mantega: correção não atrapalha
Brasília A alta no preço da gasolina nos postos de combustíveis será de 4% e pode ser absorvida pelo consumidor, afirma o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A alta do preço da gasolina nas bombas é menor do que a alta de 6,6% anunciada na última segunda-feira pela Petrobras. Isso acontece porque a gasolina recebe uma adição de 20% de álcool nos postos, produto com preço menor.
Gasolina vai subir 4% nos postos de combustíveis e pode ser absorvida pelo consumidor, diz o ministro Guido Mantega  Foto: Agência Brasil
“Faz muitos anos que o preço da gasolina está defasado em relação à inflação. É uma pequena correção que não vai atrapalhar ninguém”, disse o ministro a jornalistas em encontro com prefeitos promovido pelo governo federal. Mantega avalia que a queda na tarifa de energia, nos juros e outras desonerações previstas para o consumidor ao longo de 2013 vão “compensar” o aumento no valor do combustível.
A Petrobras também anunciou aumento no preço do óleo diesel de 5,4%. A Fazenda avalia que a subida nos preços dos combustíveis causará uma alta de 0,16 ponto percentual no acumulado deste ano do IPCA, o principal índice de inflação.

Em anos anteriores, o governo absorveu altas dos combustíveis nas refinarias da Petrobras com extinção da cobrança da Cide (imposto federal dos combustíveis). Este ano, Mantega acredita que o consumidor tem condições de absorver esse aumento.
Dólar não vai ‘derreter’
Na contramão do movimento feito pelo Banco Central (BC) para trazer o dólar para um patamar mais baixo, Guido Mantega, afirmou que a cotação do dólar não vai “derreter”, a política cambial permanece a mesma e a taxa de câmbio não será usada para controlar a inflação.
O recado enfático do ministro foi seguido pouco tempo depois por uma oferta de US$ 1,27 bilhão pelo BC. Os movimentos alimentaram a percepção, no mercado financeiro, de que falta “sintonia” entre Fazenda e Banco Central sobre os rumos da política cambial.
A sequência desencontrada de acontecimentos deixou os operadores do mercado confusos e ampliou a volatilidade na cotação da moeda norte-americana ontem. Se com a fala de Mantega, durante a manhã, o dólar chegou a retomar o patamar de R$ 2,00, com a atuação do BC, no início da tarde, a moeda perdeu força, fechando cotada a R$ 1,99, alta de 0,20%.
Apesar da avaliação que ganhou força entre os economistas de que BC pode usar a valorização do real como mecanismo para ajudar a segurar a alta da inflação no início deste ano, Mantega afirmou que o único instrumento de política monetária para baixar os preços são os juros.
Ele não descartou, inclusive, a possibilidade de elevação da taxa básica (Selic), para conter a pressão inflacionária. Mantega enfatizou ainda que a mudança de patamar da taxa básica de juros - que atualmente está em 7,25% ao ano - não significa que a ela esteja engessada.

Mistura de etanol sobe a 25% em maio
Brasília. O governo federal vai elevar a parcela de etanol na mistura da gasolina, dos atuais 20% para 25%, a partir de 1º de maio, como uma forma de atenuar o impacto do reajuste dos combustíveis ao consumidor. O estímulo às usinas de cana-de-açúcar veio acompanhado de um aviso do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão: aumentos “abusivos” de preços da gasolina nos postos de combustíveis serão fiscalizados “com rigor”.
Por causa do aumento, motoristas formaram filas nos postos de Fortaleza para aproveitar os preços que ainda haviam sido modificados Foto: Waleska Santiago
“O aumento de preços foi de 6,6% nas refinarias, então não pode chegar a 10%, por exemplo, nos postos. O mercado é livre, mas não pode se exceder. O governo vai fiscalizar com rigor”, disse Lobão, depois de uma reunião com representantes do setor sucroalcooleiro e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Pouco antes do encontro, Mantega afirmou que o aumento dos combustíveis na bomba deve ficar próximo a 4%. “Os postos vão passar 4,4% de aumento, porque tem a mistura de etanol”, afirmou Mantega. Segundo ele, de 2006 a 2012, o preço da gasolina subiu 6%. “É uma elevação modesta, uma pequena correção que não vai atrapalhar ninguém”, disse.
Consequências
O impacto do reajuste anunciado na terça-feira (29) pela Petrobras no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - indicador que baliza a política de metas de inflação - deve ser de 0,16 ponto porcentual, pelas contas da Fazenda.
O governo já tinha decidido elevar a parcela de etanol na gasolina quando definiu reajustar os preços da própria gasolina e do óleo diesel. A sinalização anterior da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) era de que o aumento do etanol na gasolina ocorreria em 1º de junho, mas Mantega e Lobão decidiram antecipar.
As empresas apresentaram aos ministros a estimativa de que a safra de cana deste ano, cujo auge da colheita ocorre entre junho e agosto, terá uma produção de até 27 bi de litros de álcool. “O setor produz cerca de 22 bi de litros por safra, mas os produtores garantiram de mãos juntas que serão capazes de suprir a demanda", afirmou Lobão.

Ação da Petrobras tem queda de 5%
Rio de Janeiro. As ações ordinárias (com direito a voto) da Petrobras caíram 5,12% ontem, com o mercado considerando os reajustes de combustíveis anunciados na véspera (6,6% para gasolina e 5,4% para diesel) insuficientes para estancar a sangria de caixa da empresa. As altas devem engordar o caixa entre R$ 6,9 bilhões e R$ 7,8 bilhões ao longo do ano, segundo analistas.
Mas a expectativa de aumentos maiores do que os concedidos frustraram o mercado. Além disso, as perdas acumuladas por causa da defasagem de preços em relação ao mercado internacional foram maiores no ano passado do que serão os ganhos em 2013. Foram R$ 25,1 bilhões pelo ralo em 2012, no cálculo do Bradesco, montante tido como irrecuperável.
“A decisão do reajuste parece ter partido do princípio de que é melhor pouco do que nada. Mas a verdade é que este pouco não sana as pressões sobre o caixa”, disse a analista da Concórdia, Karina Freitas.
Novos reajustes
Segundo uma fonte da petroleira, a companhia só deve voltar a pleitear reajustes de combustíveis na próxima revisão do plano de negócios quinquenal, em meados do ano. Até lá, com a inflação em alta, não se considera haver espaço para novos pedidos, embora a defasagem se mantenha alta e deva continuar sendo exposta mensalmente ao seu conselho de administração.
Em setembro de 2012, a direção da petroleira cogitou cortar projetos por falta de caixa.

Fonte: DN
 

 

          Cartaz oficial da Copa do Mundo 2014 é apresentado

 
O cartaz oficial do Mundial no Brasil foi lançado na manhã desta quarta-feira (30).

Último símbolo visual da competição a ser lançado, ele foi apresentado em evento no Rio, que contou com a presença dos recém-empossados embaixadores da Copa do Mundo Fifa 2014.

O evento contou com quatro campeões mundiais (Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo) e a craque do futebol feminino Marta, além do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke,.

Elaboração

Ele foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes. A escolha da peça vencedora foi feita por uma comissão julgadora de alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.

Segundo o comunicado publicado no site da Fifa, a criação “retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção. O conceito criativo por trás do cartaz – ‘Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada’ – foi o que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil”.

Opiniões sobre a peça

“O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol”, explicou Valcke.

“Tenho certeza de que o povo brasileiro se sentirá bem representado assim que conhecer o cartaz. Estamos orgulhosos deste símbolo tão importante da Copa do Mundo da FIFA, que também mostra a paixão pelo futebol que existe em nosso país”, afirmou Bebeto.

“O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a Copa do Mundo da FIFA tanto no próprio país-sede quanto no exterior. É importante passar a imagem de uma nação que é moderna, inovadora, sustentável, feliz, unida e, é claro, apaixonada pelo futebol”, explicou o ex-craque Ronaldo.

Fonte: Diário do Nordeste

35 paredões de som são apreendidos pela Prefeitura de Fortaleza

Dos 35 equipamentos apreendidos pela Prefeitura de Fortaleza em janeiro, 31 foram nos três fins de semana de Pré-Carnaval, o que representa 88% do total. As apreensões não têm intimidado o uso dos equipamentos
 
FOTO: EDIMAR SOARES
Só nos fins de semana do Pré-Carnaval, 31 equipamentos foram recolhidos. Para todos sumirem de vez, Prefeitura pede educação e consciência aos proprietários

Em um mês, 35 equipamentos conhecidos como paredões de som foram apreendidos em Fortaleza. Janeiro termina com média de pelo menos um aparelho recolhido a cada dia por fiscais da Prefeitura. Segundo balanço da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), 31 equipamentos foram retirados das ruas somente nos três fins de semana de Pré-Carnaval, o que representa 88% do total. O tema estará em pauta, na manhã de hoje, em reunião na Câmara de Vereadores da Capital.

No ano passado, nos três fins de semana do Pré em que houve fiscalização da Seuma (à época, na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, conhecida como Semam), foram 62 os paredões apreendidos. Para a coordenadora da equipe de controle da poluição sonora da secretaria, Astrid Câmara, a queda deve-se às ações de prevenção que a Seuma realizou em locais onde, tradicionalmente, estacionavam os veículos.

Ela exemplifica citando o Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários. “No ano passado, em um único dia, foram apreendidos 19 equipamentos. Este ano, fizemos operação em conjunto com a Polícia e uma ação preventiva lá. No primeiro fim de semana, que o pessoal não sabia da operação, nós recolhemos dez equipamentos. No segundo e no terceiro, nenhum. Isso já é uma resposta do trabalho preventivo”, avalia.

Com a percepção de que os equipamentos migraram para postos de combustíveis na região, a fiscalização da Prefeitura de Fortaleza - que acontece em parceria com a Polícia Militar - também mudou de lugar. No segundo fim de semana do Pré-Carnaval, oito paredões foram encontrados nos postos da avenida Washington Soares.

A Praia de Iracema, onde se concentram muitos foliões nos fins de semana, tem o segundo maior número de apreensões de paredões no Pré: foram quatro no primeiro fim de semana, dois no segundo e outros dois no terceiro.

Segundo Astrid Câmara, 22 fiscais do Município farão operação de combate aos paredões neste que será o último fim de semana do Pré-Carnaval. Porém, ela defende, para os paredões sumirem de vez das ruas, em cumprimento à legislação, ser preciso educação e consciência dos proprietários.

Apreensão e retomada

Quando um paredão de som é apreendido pela Seuma, o proprietário recebe um documento chamado Auto de Constatação e deve comparecer à secretaria dentro de cinco dias úteis e pode fazer uma defesa. Pelo desrespeito à lei, será cobrada multa que varia de R$ 850,80 a R$ 8.508. Há ainda a possibilidade de o proprietário assinar um termo de compromisso e pagar uma medida compensatória a ser determinada pelo Município e depositada no Fundo de Defesa do Meio Ambiente (Fundema).

Caso o proprietário do equipamento não compareça à Secretaria em 60 dias, o paredão é doado. Se a apreensão tiver sido feita pela Polícia Militar, o proprietário responde judicialmente pelo crime.

A coordenadora da equipe de controle da poluição sonora da Seuma afirma ainda que a Prefeitura de Fortaleza pode dar autorização para o uso de equipamentos de som em um evento, por exemplo. “A pessoa tem que contratar um técnico em acústica que vai dizer quais os cuidados vão ser tomados, para que, ao ser usado, o equipamento não extrapole os níveis que estão estabelecidos na legislação”, diz Astrid Câmara.

ENTENDA A NOTÍCIA

No período que antecede o Carnaval, festas pipocam pela cidade. No meio delas, gente que quer impor uma música em um volume ilegal. Os paredões simbolizam desrespeito ao bom convívio e são proibidos por lei.

Fonte: O povo

FETO É ENCONTRADO DENTRO DE VASO SANITÁRIO DE POSTO DE SAÚDE DE MARANGUAPE.

Foto: Marcos Dublê

Um feto foi encontrado dentro de um vaso sanitário daUnidade Básica de Saúde José Botelho de Abreu, que fica localizada na Rua Tenente Barroso, no Município de Maranguape, na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com a Polícia Militar, o feto foi encontrado pela servente do local, que ao iniciar a limpeza do banheiro encontrou o feto.

Investigação
A Polícia Civil e a Polícia Militar foi acionada para fazer o levantamento do caso. Para isso as atividades do posto de saúde tiveram que ser suspensas. A população, ao saber do ocorrido ficou revoltada.
Segundo o perito Auderlei Barbosa, o feto é do sexo feminino e tinha aproximadamente cinco meses. Ele acredita que ele tenha sido deixado no vaso sanitário nessa terça-feira (29) no final da tarde.
Fonte: JANGADEIRO

AGENTES PENITENCIÁRIOS DO CEARÁ PODERÃO PARALISAR DURANTE O CARNAVAL


Agentes penitenciários de 17 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, decidiram paralisar suas atividades nesta quarta-feira (30) durante 24 horas em protesto  ao veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei que regulariza o porte de arma de fogo da categoria fora do serviço.

Em Fortaleza os agentes decidiram não paralisar e sim fazer um ato político em frente ao prédio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) como forma de manifestar repúdio à decisão. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penal do Estado do Ceará (Sindaspce), Valdemiro Barbosa,  existe uma predisposição de paralisação no carnaval.
Segundo o presidente do Sindaspce, nesta manhã cerca de 230 agentes penitenciários estiveram reunidos para protestar sobre o projeto de lei. Valdemiro explicou que o ato resultou em uma reunião. “Além do veto estamos reivindicando também a nomeação dos 800 candidatos do concurso de agente realizado em 2011. A reunião foi marcada para hoje, às 17 horas. Lá encaminharemos a minuta do Projeto de Lei do porte de armas para todos agentes fora de serviço no Ceará”
Paralisação no carnaval
Valdemiro Barbosa informou que não está descartada uma paralisação por parte da categoria. “Na reunião de hoje iremos fazer os encaminhamentos e, no decorrer dos acontecimentos nos próximos dias, marcaremos uma assembleia para decidir sobre uma paralisação no período do carnaval”, disse.
Nomeação dos agentes
Segundo a assessoria da Sejus, “a discussão do porte de armas é nacional e só quem pode decidir quando a esta questão é o governo federal”. A assessoria informou que a Sejus está tentando conversar com a categoria para ajudá-los no que estiver ao alcance do estado.
Sobre a nomeação dos agente penitenciários, o órgão informou que o resultado foi publicado ontem e há um prazo de dez dias para os recursos. “Há o prazo de dez dias entre a publicação e a homologação do resultado final. Passando este período vai ser marcado a nomeação dos que estão aguardando a nomeação”.
Federação Nacional
O presidente da Federação Nacional Sindical dos Penitenciários (Fenaspen), Fernando Ferreira de Anunciação, informou que durante a paralisação os agentes estão executando apenas 30% dos serviços. Segundo ele, o veto do governo gerou “insatisfação nacional.” Ele defendeu o direito dos agentes de portar arma fora do serviço. “O veto causou revolta na categoria e [a paralisação] foi deliberada como repudio [ao veto] da presidenta Dilma Rousseff”.

Fonte: JANGADEIRO

ESTADO É CONDENADO A INDENIZAR VÍTIMA DE ABORDAGEM ABUSIVA DE POLICIAIS


A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) condenou, nesta quarta-feira, 30, o Estado a pagar R$ 13 mil para a vítima de abordagem abusiva de policiais. 
No dia 7 de janeiro de 2004, o homem, que trabalha como ourives, estava na calçada de sua residência, quando foi abordado por policiais militares. O homem afirmou ter sido acusado do roubo de uma mobilete, sendo agredido pelos policiais com tapas nas costas, na presença de familiares e vizinhos.

Levado à delegacia, ficou constatado que ele não tinha qualquer participação no roubo. A vítima entrou na Justiça pedindo indenização por danos morais.
Na contestação, o Estado defendeu a improcedência do pedido, sustentando que os policiais agiram de foram regular, sem cometer nenhuma ilegalidade no procedimento.

Em setembro de 2011, a 5ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza julgou procedente a ação. 
O Estado ingressou com apelação no TJCE, sustentando os mesmos argumentos da contestação.
Ao julgar o caso, a 6ª Câmara Cível manteve a sentença de 1º Grau, acompanhando o voto do relator. 

Fonte: O POVO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cassação do mandato do deputado Carlomano Marques


O juiz Raimundo Nonato da Silva Santos, do Tribunal Regional Eleitoral, julgou improcedente o Embargo de Declaração do deputado Carlomano Marques (PMDB) e, logo em seguida, suspendeu os efeitos da liminar, por ele mesmo concedida, no último dia 10 de janeiro, garantindo o mandato do deputado até a decisão do  recurso que ele havia impetrado.
Carlomano Marques perdeu o mandato, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, pelo fato de ter sido beneficiado, segundo denúncia do Ministério Público, pela concessão de atestados e consultas médicas dados por sua irmã, a vereadora Magaly Marques, em plena campanha eleitoral de 2010, em troca de votos.
Com a nova decisão judicial, o Tribunal Regional Eleitoral vai comunicar à Assembleia Legislativa a cassação do mandato do deputado a fim de que o Legislativo estadual declare vago o seu cargo e convoque o primeiro suplente. O deputado, contudo, ainda poderá recorrer da decisão para o Tribunal Superior Eleitoral.
Tags: , , ,

A Policia Civil de Ipu realizou no final da tarde de ontem quarta-feira (30/01) uma apreensão da versão falsificada do medicamento natural conhecido em todo o Brasil com o nome AMARGO. O produto fraudado, trata-se de uma chá composto fabricado na cidade de Jaguaribe-CE, já o original é fabricado pela laboratório Natural Ervas e distribuído pela empresa Alimento da Vida.

O supervisor da empresa distribuidora do produto original, Rogério, comunicou à Policia de Ipu que foi detectada uma falsificação do chá sendo vendida em farmácias da cidade de Ipu. De acordo com ele a falsificação já atua na metade do estado do Ceará e a dois meses a empresa tentar aprender alguém que estivesse distribuindo o produto para que eles consigam chegar até a industria clandestina que produz a falsificação, que segundo ele é feita em um laboratório clandestino "Muitas das vezes a fabricação desse produto falsificado é feita sem nenhum condições de higiene" Rogério diz ainda que a pessoa que consumir o produto falsificado poderá ir a óbito. "Pois não tem registro em órgão competente algum, onde eles tem até indicação na caixa que por lei não pode existir a não ser que seja um medicamento, como não é o caso." Ressalta.

O amargo original é o da esquerda com a cor do nome amarelo.
As principais diferenças entre a apresentação do produto original e o medicamento falsificado são: No produto original, do frasco branco com o nome em alto relevo e fabricado pelo laboratório Natural Ervas e composto por chá misto de carqueja, camomila, chá verde e hortelã-pimenta. Já o produto falsificado que é fabricado na cidade de Jaquaribe-CE é um chá composto e existe uma grande diferença entre as embalagens como podemos notar claramente na foto acima.

A Policia Civil chegou ao produto depois de uma investigação do inspetor Iranildo que encontrou uma caixa do produto falsificado com um representante que iria entregar em uma Farmacia da cidade. O representante alegou que o produto não seria dele que o mesmo estaria apenas transportando-o. A Policial ira investigar o caso.
No verso da falsificação tem indicação o que por lei é proibido para esse tipo de produto

General Sampaio: 1º Pré-Carnaval das Águas 2013

SUSPEITO DE MATAR POLICIAL É PRESO COM BANDO APÓS FAZER REFÉM E TROCAR TIROS COM A PM.

 Foto: Kid Junior
Dois homens foram presos e um adolescente, apreendido durante uma tentativa de assalto nesta quarta-feira (30), na Maraponga, em Fortaleza. Na ação, uma pessoa foi feita refém e houve troca de tiros com a polícia. De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), três homens armados tentaram assaltar um mercantil, quando foram surpreendidos por um policial à paisana que estava próximo ao local.

Houve troca de tiros e o adolescente foi baleado, mas conseguiu fugir com os comparsas em uma Hilux, levando uma pessoa como refém.
Perseguição com troca de tiros
Na fuga, a polícia foi acionada e perseguiu os assaltantes até a Maraponga, onde houve uma nova troca de tiros. Após o tiroteio, os suspeitos foram detidos e encaminhados ao 8º Distrito Policial (DP), no Conjunto José Walter. O adolescente baleado foi levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF).
A vítima feita refém foi liberada sem ferimentos.
Presos já têm passagens pela polícia
Dentre os presos, está Francisco Alisson Lima de Sousa, 18 anos, que havia sido preso há uma semana por porte ilegal de arma, mas conseguiu sair após pagamento de fiança. Além disso, Francisco Alisson é suspeito de envolvimento namorte do cabo da PM, Rui Ferreira da Silva, 42, assassinado, a tiros de revólver, dentro de uma  lanchonete, no bairro Canindezinho, em fevereiro de 2012.
O outro preso foi identificado como Wilton Evangelista de Sousa. Ele tem 25 anos, é motorista particular e já responde por furto.
Fonte:DN

MOTO-TAXISTA ASSALTADO: PM RECUPERA MOTO E APREENDE ADOLESCENTE


Após intensa perseguição o sargento Antônio Augusto Bezerra e cabos Luiz Alberto Nobre e Antonio Joseval de Oliveira, do 11º Batalhão Policial Miliar – Quixadá conseguiram recuperar uma motocicleta roubada por dois irmãos, um deles menor de idade, no fim da manhã desta terça-feira, 29, em Quixadá. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) o assalto ocorreu na localidade de Lavoura Seca, periferia desta cidade.


De acordo como o Copom o adolescente, de 16 anos, pegou uma viagem do Centro da cidade em direção ao distrito de Tapuiará. No caminho, logo após o bairro do Boto, utilizando uma corrente, ele tentou enforcar o moto-taxista com uma corrente. A vítima reagiu ao assalto, mas um irmão do menor, identificado pelo nome de Márcio saiu do matagal para auxiliar no assalto, aparentemente portando uma arma de fogo. O moto-taxista se rendeu.


Logo após a dupla roubar a motocicleta Honda Fan 125 placa NUW 3091 e R$ 500,00 do moto-taxista a equipe da Polícia Militar foi acionada. O menor foi localizado no distrito de Tapuiará, flagrado pilotando a motocicleta roubada. Até a publicação desta edição o irmão dele ainda não havia sido localizado. Vizinhos da dupla informaram que eles estão morando na cidade de Banabuiú. Ambos e ainda um terceiro irmão, apresentam debilidade mental.
Fonte: Diário Sertão Central

Bombeiros atestam que 4 casas de shows na Capital não têm condições de funcionamento



Apenas 30% dos estabelecimentos apresentam padrões mínimos de infraestrutura


Atualizada às 18h40

O Corpo de Bombeiros do Ceará interditou nesta quarta-feira (30) 4 casas de shows na Capital que não têm as mínimas condições de segurança para funcionamento. Segundo o major Nivan Girão, nestas boates, faltam itens de segurança básicos, como extintor de incêndio e saída de emergência.
Foram interditadas pelos bombeiros:
L4 Up Club
Meet Music & Lounge
Kukukaya
Terraço Brasil

Faltam itens básicos de segurança nos locais interdidatos pelo Corpo de Bombeiros Foto: Tuno Vieira
Além desses estabelecimentos, 10 casas noturnas foram notificadas pelo Corpo de Bombeiros e têm 72h para regularizar os equipamentos de segurança, conforme o major do Corpo de Bombeiros Nivan Girão. Até o momento, foram feitas em torno de 20 vistorias em Fortaleza e apenas 30% apresentam os padrões mínimos de infraestrutura.
Apesar da interdição do Corpo de Bombeiros, as boates não foram fechadas, pois o órgão é responsável apenas pela verificação da segurança contra incêndio e emissão do certificado de conformidade. Segundo o major Nivan, caso essas boates interditadas continuem abertas estarão funcionando ilegalmente.
De acordo com o major Nivan Girão, o Corpo de Bombeiros vai oficializar na quinta-feira (31) a interdição com a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério Público do Estado.
O laudo completo das inspeções será divulgado na próxima sexta-feira (1º).
Casas interditadas respondem interdição do Corpo de Bombeiros
A assessoria da Meet Music & Lounge esclareceu que está trabalhando
para serem seguidas as exigências de segurança e que as reformas já começaram. A casa informou que ainda não tem uma data definida para
reabertura.
Já conforme um dos proprietários do Kukukaya, Eduardo Monteiro, a vistoria foi
realizada, mas todas as educações foram entregues. "Não fomos
comunicados de nenhuma interdição", declarou.
A reportagem tentou contato, com as casas Terraço Bar e L4 Up Club, mas as ligações não foram atendidas.
Casa noturna em Fortaleza suspende atividades para realizar reformas
A boate Acervo Imaginário informou, na manhã desta quarta-feira, que suspendeu as atividades do estabelecimento neste fim de semana para realização de obras.  A casa afirma que a reforma tem como intuito adequar-se "às normas técnicas vigentes, que envolve questões como: saídas de emergência, vazão de pessoas e sinalização".
Bombeiros admite que número de profissionais não é o suficiente para fiscalizar casas noturnas
O Corpo de Bombeiros do Ceará informou nesta segunda-feira (28) não ter profissionais suficientes para vistoriar todas as boates e casas de shows que existem na Capital. Conforme o relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Leandro Nogueira, o órgão conta com três equipes com dois profissionais para fazer esse tipo de fiscalização.
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) deliberou na última segunda-feira a todas as Secretarias Executivas Regionais e Corpo de Bombeiros, um plano de estratégia da "Operação Fortaleza: ambiente seguro, diversão garantida". A operação visa verificar o alvará de funcionamento, licença ambiental, registro sanitário e autorização para uso de equipamento sonoro.
As vistorias tiveram início na segunda-feira, têm o objetivo de evitar tragédias como a que provocou a morte de 235 pessoas no último domingo (27) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Com informações da repórter Ivna Girão

Vícios ao volante: mania nacional

Publicado em 30/01/2013 - 15:15 por |


Pé esquerdo sempre na embreagem prejudica o
 veículo
Dirigir na maioria das cidades brasileiras virou tarefa difícil. Com o volume de carros cada vez maior nas ruas, movimentar-se pelas vias tem se tornado uma atividade estressante. Por isso, os motoristas procuram dirigir de uma maneira mais confortável, mas que resulta em vícios ao volante. O mais comum destes vícios é talvez um dos mais difíceis de perder: dirigir com o pé esquerdo no pedal da embreagem. Por menor que seja a pressão exercida neste pedal, o sistema de embreagem será acionado. Isso ocasiona gastos no sistema, que tem chances de ser substituído de forma prematura.
Além do mau hábito de apoiar o pé na embreagem, muitos motoristas possuem o vício em apoiar outra parte do corpo enquanto dirigem: o braço direito na alavanca do câmbio. Isso ocasiona o desgaste do trambulador – peça que leva o movimento que se faz na alavanca para o câmbio – e também nos seus terminais. Isso pode diminuir a vida útil das engrenagens do câmbio. “O motorista deve retirar a mão do volante apenas para efetuar a troca de marchas ou ajustar o espelho retrovisor. Além do risco de acidentes, dirigir com uma mão só é uma infração média. Além de quatro pontos na carteira, o condutor pagará multa de R$ 85”.
Todos os carros têm, mas muitos motoristas ignoram o seu uso: as setas de indicação de direção alertam aos outros condutores o próximo movimento a ser feito. Elas são acionadas por uma alavanca na coluna de direção, ao alcance da mão esquerda. Utilizar a seta ajuda os outros motoristas a tomar conhecimento do próximo movimento a ser feito, facilitando o trânsito e não colocando vidas em risco.
A calibragem dos pneus é outro detalhe em que o condutor deve se manter atento. A pressão correta sempre é indicada no manual do proprietário: quando abaixo do normal, pode interferir na vida útil dos pneus e também no consumo do veículo. Alessandro Soldi ensina como prolongar ao máximo a vida útil dos pneus: “Além da calibragem, é essencial que as rodas estejam sempre alinhadas e balanceadas. Estes serviços interferem na dirigibilidade e, também, na vida útil dos pneus”.
Dicas
- Conduzir o carro em ponto morto em descidas: aumenta o consumo e sobrecarrega o sistema de frenagem que não conta com o freio-motor para auxiliar o carro a parar
- Andar com o tanque de combustível na reserva: causa entupimento nos bicos injetores e falta de lubrificação na bomba de combustível
- Estacionar com as rodas encostadas na guia: pode causar deformação e esvaziamento dos pneus, desalinhamento e desgaste da caixa de direção
- Passar lombadas com apenas duas rodas na diagonal: causa torções prejudiciais ao bloco do veículo e há o risco de furar as coifas das juntas homocinéticas
- Frear ao passar por buracos: se não puder desviar do buraco, evite frear. O impacto se torna maior sobre a roda, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de frenagem
- Dirigir com apenas uma mão no volante: além de ser infração, o motorista corre o risco de não conseguir fazer uma manobra de emergência