Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Confira as dicas do Procon para evitar o superendividamento

Globo Repórter desta sexta (30) entrou no mundo dos endividados.

A expansão da oferta de crédito e a falta de controle do orçamento doméstico torna cada vez mais comum o aparecimento de consumidores impossibilitados de pagar suas dívidas de consumo. Quando isto acontece, o consumidor endividado se torna superendividado.
Essa situação pode decorrer de imprevistos diversos (desemprego, doença, divórcio, etc) ou de descontrole nos gastos em geral.
Mais informações, no site do Procon
Atenta ao crescimento do número de consumidores superendividados, a Fundação Procon-SP lista algumas dicas para evitar esse problema.
  •  
Globo Repórter - Endividados (Foto: rede globo)Globo Repórter (Fonte: Fundação Procon - SP)
 

PRF-CE APREENDE NOVE BANANAS DE DINAMITE DENTRO DE VEÍCULO

Nove bananas de dinamite (bisnaga de emulsão explosivas) foram apreendidas   pela Polícia
Rodoviária Federal do Ceará durante fiscalização de rotina, na noite desta quarta-feira (28), na altura do km 23 da BR-222, em Caucaia, Região Metropolitana.
Segundo a PRF-CE, a apreensão ocorreu por volta das 23h, quando  foi dada ordem de parada a um veículo com três ocupantes, sendo dois homens e uma mulher. Ao realizarem vistoria no interior do automóvel, os agentes encontraram os explosivos que, segundo o condutor, seriam usados para perfurar um poço profundo.

Ainda conforme a PRF-CE, os dois homens informaram aos policiais que não se conheciam e o passageiro afirmou que apenas pegava uma carona.
Os dois indivíduos já tinham passagem pela polícia por porte ilegal de arma e roubo. A mulher afirmou ser garota de programa e disse que não conhecia os dois indivíduos.
De acordo com a PRF-CE, há a suspeita de que os explosivos seriam usados em alguma ação criminosa, como explosão de caixas eletrônicos.
Fonte: G1

"OPERAÇÃO CARCARÁ" EM SOBRAL: SEIS PRESOS EM OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Seis pessoas foram presas e uma continua foragida em Sobral (250Km de Fortaleza). As prisões fazem parte da ´Operação Carcará´, realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral, a Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho.
Segundo as informações da Procap, apenas o acusado Fabrício Viana Rodrigues se encontra foragido. Hoje os demais já devem começar a ser ouvidos hoje.

A operação está sendo realizada para executar a prisão temporária e a busca e apreensão na Prefeitura de Sobral e nas sedes das Cooperativas Cootrace/Coopreserv, ambas cooperativas que forneciam mão-de-obra para o Município de Sobral e demais empresas ´Segnord Segurança do Nordeste Ltda´, ´Reboque Alerta Serviços´, ´Terral Comercio de Alimentos e Conveniências Ltda´; ´Epp´, ´NC Comércio Representações e Derivados de Petróleo Ltda´, ´Compacta Construções Ltda-ME´.

Foram presos Felipe Cirino de Alencar, Maria Valdízia Sombra Aguiar, Adrízia Alves Ferreira, Francisco Sérgio Freire Alencar e Hélio Peixoto Alencar Neto. Todos com envolvimentos com as cooperativas. Foram realizadas ainda buscas e apreensões na casa dos ex-secretários municipais Jose Anastácio de Lima e Maria Juraci Neves Duarte.

Verbas
O Município de Sobral repassou para ambas as cooperativas, pertencentes aos envolvidos, mais de R$ 40 milhões. As entidades foram contratadas desde o ano de 2006 e prestam serviços até hoje à Prefeitura de Sobral. Nas investigações do MP foi constatada a presença de cooperados ´fantasmas´, bem como o não pagamento dos direitos trabalhistas dos mesmos. Nesse período, o Município vinha sendo condenado pela Justiça Trabalhista a pagar os referidos encargos trabalhistas.

Por fim, foi verificado que a mão-de-obra fornecida era de forma indiscriminada, sendo utilizadas em quase todos os setores da Prefeitura. Outro dado que chamou a atenção foi a celebração de outro contrato com a Cootrace para fornecer pessoal às vésperas das eleições municipais de 2012, no valor global de quase R$ 20 milhões.

JÉSSYCA MARQUES/REPÓRTER

Fonte: DN

PALMÁCIA: DENARC FECHA UMA FÁBRICA CLANDESTINA DE ESCOPETAS

Uma fabrica clandestina de armas foi fechada pela Polícia Civil e dois homens detidos no Município de Palmácia (73Km de Fortaleza) na tarde de ontem. A operação foi realizada pela equipe de inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) com o apoio do Departamento de Polícia Especializada (DPE).
A Polícia apreendeu um revólver calibre 38, duas espingardas, e três escopetas, além de um maquinário utilizado na fabricação das armas.

A equipe da Denarc estava investigando denúncias de tráfico de drogas na Região do Maciço de Baturité quando obteve a informação de que os criminosos da área compravam armas em uma fábrica clandestina e um mototaxista agenciava as vendas. Foram detidos Antônio Luís Teles, 63; e o mototaxista Pedro Gaspar de Oliveira, 52.

O suspeito Luís Teles informou que trabalhava como artesão, consertava armas para fazendeiros da região e fabricava escopetas. Ele ainda acrescentou que nunca vendeu armas para bandidos e não sabia que a atividade era um crime previsto pela lei.

Compradores

De acordo com informações do titular da Denarc, delegado Pedro Viana Júnior, os homens foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento e a Polícia deve investigar quem são as pessoas que compravam armas.

O delegado ainda revelou que o mototaxista fazia a mediação entre o vendedor o comprador da arma. Pedro Gaspar foi o primeiro a ser preso e levou os policiais à oficina onde eram feitas as armas. Os dois suspeitos foram autuados em flagrante pelo comércio ilegal armas.

O diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, informou que a Denarc está trabalhando no sentido de prender os traficantes de drogas do Interior, mas também atua no desarmamento desses criminosos, tirando as armas de circulação. 

Fonte: DN

MUDANÇA DE COMANDO NO 3º BPM DE SOBRAL

Segundo informaram alguns sites da cidade de Sobral, o Tenente Coronel da PM Gilvandro Oliveira não é mais o comandante do 3º BPM, sua saída já teria sido confirmada pela corporação de forma categórica e sem muito alarde. Um dos prováveis nomes para substituir o Tenente Coronel Givandro seria o também Tenente Coronel Edder Sidney Paiva Vieira, que já comandou o 1º BPM de Russas, Companhia de Iguatu, 15º e 16º BPM.

Tenente Coronel Edder Sidney Paiva Vieira
Com informações do Blog do Wilson Gomes

3 PMs sofrem ataques criminosos em menos de 72 horas em Fortaleza

Um policial morreu após sofrer um acidente nesta sexta-feira (28)


Foram registrados, em menos de 72 horas, ataques a três policiais militares na Capital. O soldado do 5º Batalhão, conhecido por Alexandre, foi baleado na mão, após uma tentativa de assalto no bairro Vila Pery, na tarde desta sexta-feira (30). O policial foi surpreendido por dois homens que o abordaram com a intenção de roubar a moto do PM.
Cabo da Polícia Militar Nazareno Pinheiro de Melo foi morto durante o trabalho. FOTO: JL ROSA/AGENCIADIARIO.
Ao perceberem que a vítima era um policial, os suspeitos desistiram de levar a motocicleta e roubaram a arma do policial, uma pistola 380. Antes de ir embora, os homens o balearam na mão, de acordo com as informações do supervisor do Comando de Policiamento da Capital, major Elísio Azevedo. Viaturas próximas à área fizeram uma busca, mas os suspeitos não foram encontrados.
Policiais são mortos a tiros
Ainda nesta sexta-feira (30), o cabo da Polícia Militar Nazareno Pinheiro de Melo, 45, foi morto no cruzamento das avenidas Soriano Albuquerque e Monsenhor Bruno, no bairro Joaquim Távora, no momento em que fazia a segurança particular de um estabelecimento nas proximidades do local.
A vítima foi abordada e baleada por 2 homens que estavam em uma motocicleta. O caso será investigado Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na última terça-feira (27), o sargento da reserva da Polícia Militar Otacílio de Souza Rodrigues, 56, foi assassinado no Conjunto Tamandaré, no bairro São Cristóvão. Ele e um comerciante foram mortos a tiros por um homem que estava em um carro modelo Astra, na cor branca.O crime está sendo investigado pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP)
Policial morre após sofrer acidente na Capital
O soldado da Polícia Militar, Ivanildo José de Freitas, morreu após ficar gravemente ferido em um acidente nas avenidas Engenheiro Santana Jr. e Padre Antônio Tomás, na tarde desta sexta-feira (28). A vítima ainda chegou a ser atendido através de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) no local e encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), onde foi encaminhado para cirurgia, mas não resistiu.

Fonte:   DN

quarta-feira, 21 de agosto de 2013


Excesso de limpeza na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte


Vereadores da terra do Padre Cícero estão novamente chamando a atenção da população por algumas extravagâncias, agora da parte da Mesa Diretora da Casa, segundo relata a reporter do Diário do Nordeste, em Juazeiro do Norte, Elizangela Santos:
A câmara municipal de Juazeiro do Norte volta a ser palco de escândalos na política. Dessa vez, a compra de materiais de limpeza, alimentos e expediente chama a atenção pela quantidade exagerada. A denúncia foi contra o presidente da casa, Antônio Alves de Almeida (PSC), o Antônio de Lunga, pelo vereador Danty Bezerra da Silva (PMN). Entre os produtos adquiridos, estão 4.200 vassouras e mais de 2,5 toneladas de sabão. O parlamentar ainda acusa a compra realizada com notas frias. O caso foi protocolado junto ao Ministério Público para ser analisado e o vereador pede o afastamento do cargo do presidente, para investigações.
Durante a sessão em que houve as denúncias, na terça-feira, vários vereadores se pronunciaram, pedindo o esclarecimento dos fatos. Ainda relacionado às compras, estão inseridos no montante dos produtos, 1,2 toneladas de açúcar, 312 unidades de óleo de peroba, 2.500 caixas de fósforo, 33.600 lãs de aço, 215 mil copos descartáveis de café, 670 mil folhas de papel A4, 2.400 unidades de lustra móveis, 3.216 unidades de detergentes, 1.428 unidades de água sanitária, 15 mil sacos de lixo, além de pastas de dente, sabonetes, entre outros produtos.
Para o vereador Danty, há uma necessidade de investigação em relação ao que ele chama de irregularidades. O vereador Cláudio Luz (PT), recomenda que sejam feitas as investigações devidas, antes de ser tomada qualquer decisão. Não houve pedidos de formação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para o caso, mas o clima esquentou, já que vereadores não se conformam com o que foi descoberto na casa legislativa, a exemplo do vereador Darlan Lobo (PMDB). Ele defendeu até o fechamento da câmara. Disse que não agüenta mais ser perguntados pelas vassouras e o sabão. O vereador chegou a apelas para o Ministério Público realizar uma intervenção no legislativo.
O presidente da câmara nega que tenha ocorrido compra irregular e que poderá prestar contas de todos os produtos que foram adquiridos. Ele disse que tem à disposição na câmara todas as notas fiscais referentes aos materiais, adquiridos para a limpeza. “As vassouras são para varrer e o sabão para limpeza. Além disso, ao chegar no legislativo, encontrou banheiros com pasta e sabonete”, explica.
Foram cinco empresas concorrentes à licitação. Lunga afirma não saber o nome delas e que houve o processo dentro da transparência. Quanto às notas frias denunciadas por Danty, ele disse não ter conhecimento, já que não é sua função investigar a empresa para saber se ela paga impostos ou não. “Simplesmente a empresa venceu a licitação e terá que prestar esclarecimentos à Receita Federal”, afirma.
Os produtos, por não haver espaço suficiente na câmara e nem tão pouco no anexo da casa, estão armazenados em um local de propriedade particular. Em relação à quantidade considerada exagerada das compras, o presidente da câmara disse que não tinha noção do montante. “Quem tem comércio quer vender e agora vamos usar esse material, que poderá dar até para outras gestões, sem que tenhamos que realizar licitações de forma constante”, diz ele.
O vereador Danty Bezerra destacou a importância do afastamento do presidente da casa para que sejam feitas as devidas investigações, além do bloqueio dos bens de Lunga. Para ele, todo esse material não corresponde ao real consumo da casa legislativa. O vereador também pede investigação do tesoureiro da câmara, Ronnas Motos, recentemente envolvido em questões como o projeto de lei de 90 dias de férias para os vereadores, criticado pela população e retirado da pauta, e agora se defende, por estar sendo acusado como autor intelectual, conforme relatório da polícia, da morte do vereador Amarílio Pequeno e do ex-policial da Civil, José Bezerra, assassinados com vários tiros, ocorrido em 2011, na praça do Giradouro, na cidade.
 Outro projeto que chamou a atenção da atuação da câmara foi a aprovação de projeto do executivo, que previa a redução de 40% da gratificação sobre salário dos professores da cidade, além de outras alterações no Plano de Cargos e Carreira (PCCR). Os professores entraram em greve e o caso gerou indignação na cidade, chamando a atenção da mídia nacional. O vereador Cláudio Luz destaca também denúncias que ele fez há vários meses, para serem investigas. Uma delas, diz respeito aos super salários pagos pela câmara.

Fonte: Diário do Nordeste

 

sábado, 17 de agosto de 2013

Publicado em 16/08/13 às 10h22

Governador do Ceará, Cid Gomes só gosta de coisa fina


Estava pensando em escrever sobre os egos supremos e os supremos bate-bocas desta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal, em mais um quiproquó entre o presidente Joaquim Barbosa e o vice Ricardo Lewandowski, que quase saíram no tapa, segundo a "Veja", mas uma rápida navegada pelos principais portais de notícias me fez mudar de ideia.
Me deu até água na boca ao ler a matéria  "Cid Gomes contrata buffet de R$ 3,4 milhões no Ceará", da repórter Maria Lima, de "O Globo", que nos informa, só pra matar de inveja: "Serviço no gabinete e na residência oficial inclui bombinhas de escargot e de salmão com caviar, camarões ao sol nascente, crepe de lagosta e sushi tropical, entre outras iguarias". Tenho curiosidade em saber: como serão os camarões ao sol nascente e as bombinhas de escargot?
cidgomesce.132601 Governador do Ceará, Cid Gomes só gosta de coisa fina
Com seu habitual bom humor, o governador cearense pode até dizer que isso é implicância de jornalista pobre acostumado a comer prato feito no boteco da esquina (não é meu caso), mas quem revelou o garboso cardápio oficial apelidado de "farra do caviar" foi o único deputado estadual de oposição ao governo  Cid Gomes, Heitor Ferrer, do PDT, que não larga do seu pé.
Além de caviar e escargots, o extenso cardápio oferece 495 pratos diferentes, que não são encontrados em qualquer restaurante cearense. Só tem coisa fina: bacalhau, salmão, presunto de Parma, funghi, vieiras, pães exóticos (como serão?). Os comensais poderão escolher entre arroz de champanhe, bolinhos de bacalhau com sementes de papoula servidos com molho de vinho tinto, creme de lagosta, paellas variadas e frigideiras de arroz selvagem. Para poder dar conta de tanta comida, o governo também comprou mil garrafas de 473 mililitros de energético.
Na hora de servir os banquetes estarão à disposição 700 garçons, 500 garçonetes e 15 chefs de cozinha do buffet Anira Serviços de Alimentação Ltda., um batalhão de fazer inveja aos superfuncionários dos governos militares que denunciei numa série de reportagens sobre as mordomias oficias publicada no "Estadão", nos anos 70 do século passado, tempos em que escrever sobre estes assuntos era perigoso.
No período de 2010 a 2013, o mesmo buffet recebeu do governo R$ 3,5 milhões para abastecer as despensas da família Gomes. Em nota oficial, o governo informou que "a nova licitação com vigência iniciada no dia 1º de agosto, não corresponde ao período de um ano. O prazo deve ser aditivado até o período de quatro anos". Ocorre que o mandato de Cid Gomes termina no ano que vem e ele não pode ser candidato à reeleição. Ou seja, a herança gastronômica ficará para seu sucessor.
Inconformado com a fartura e o tamanho da despesa, o deputado Heitor Ferrer foi à tribuna da Assembleia Legislativa esta semana para denunciar o abuso:
"Enquanto o sertão sofre uma seca inclemente, o palácio do governo se banqueteia. Serão gastos R$ 287 mil por mês ou R$ 9.566 por dia, o que daria para perfurar um poço profundo diariamente para os conterrâneos que sofrem sede e fome no sertão. O povo está morrendo, e o governador está servindo bombinhas de salmão com caviar, entre outras comidas que nem sei pronunciar o nome.
O contraste entre a vida  de governantes e governados no Ceará realmente é chocante. Ferrer já havia denunciado antes gastos de R$ 81 milhões com contratações de bandas e megashows de Plácido Domingos e Ivete Sangalo, além de outros R$ 67 milhões com frete de aviões para levar a sogra e a família do governador a passeios em capitais da Europa. do Caribe e dos Estados Unidos, como lembra a repórter Maria Lima.
Em resposta a Ferrer, Cid Gomes limitou-se a tirar um sarro: "Acho isso miúdo! É coisa de gente miúda, que vai ser eternamente deputado".

Fonte:R7

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cid Gomes contrata buffet de R$ 3,4 milhões no Ceará

  • Serviço no gabinete e na residência oficial inclui bombinhas de escargot e de salmão com caviar, camarões ao sol nascente, crepe de lagosta e sushi tropical, entre outras iguari

Nota. Cid diz que contrato terá validade de quatro anos Foto: Gustavo Miranda/26-2-2013
Nota. Cid diz que contrato terá validade de quatro anos Gustavo Miranda/26-2-2013
BRASILIA - Em mais um discurso para cobrar providências dos órgãos de fiscalização em relação ao que chama de escalada de denúncias de mau uso de recursos públicos pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o deputado estadual Heitor Ferrer (PDT-CE) voltou à tribuna esta semana para pedir explicações sobre o que batizou de “farra do caviar”: um contrato publicado no Diário Oficial do estado detalhando a contratação de um buffet, no valor de R$ 3,4 milhões, para abastecer a cozinha da residência oficial e o gabinete do governador com iguarias que incluem centenas de quilos do que há de mais fino na culinária internacional.
O edital publicado dia 1º de agosto diz que o contrato — que prevê também decoração e fornecimento de taças de cristal, arranjos com orquídeas, 700 garçons, 500 garçonetes e 15 chefs de cozinha — tem validade de um ano. Mas o governador, em nota, disse que “a nova licitação com o buffet Anira Serviços de Alimentação Ltda, com vigência iniciada no dia 1º de agosto, não corresponde ao período de um ano. O prazo deve ser aditivado — até o período de quatro anos —, da mesma maneira como aconteceu no contrato anterior, de 2010 a julho de 2013”. A nota diz ainda que “os valores são pagos conforme a demanda e não existe um valor fixo/mínimo mensal a ser pago e o cardápio é feito de acordo com o evento ou autoridade a ser recepcionada”.
De 2010 a julho de 2013, o mesmo buffet recebeu do governo do Ceará R$ 3,5 milhões para garantir a boa mesa a Cid Gomes, sua família e convidados.
Heitor Ferrer, único deputado estadual que faz oposição a Cid Gomes, lista todas as suspeitas que já rondaram o governador no uso do dinheiro público: de gastar R$ 81 milhões com contratação de bandas e megashows de estrelas como Plácido Domingos e Ivete Sangalo; de pagar R$ 67 milhões com frete de aeronaves para levar a sogra e a família para passear em capitais da Europa, do Caribe e dos Estados Unidos; e de pegar carona em jatinhos e iates de empresários.
O cardápio previsto no edital para a contratação dos serviços prevê até 495 pratos diferentes, e se apresenta com uma variação de receitas preparadas com caviar, escargots, bacalhau, salmão, presunto de Parma, funghi, vieiras, frutos do mar, pães exóticos, croissants, toucinho do céu ou trufas. Ingredientes indispensáveis nas cozinhas dos grandes chefs.
O deputado Heitor Ferrer diz que a tabela de comidas tem nomes que o cearense sequer imagina do que se trata, como arroz de champagne, risoto de ostras, bolinhos de bacalhau com semente de papoula servidos com molho de vinho tinto, bombinhas de escargot, bombinhas de salmão com caviar, escargot na manteiga de alho para ser servido em pequenas tarteletes, camarões ao sol nascente KG, canapés de caviar, canapés de presunto de Parma, chips de banana com geleia de amoras, creme de escargot, crepe de lagosta, sushi tropical, paellas variadas e frigideiras de arroz selvagem.
— Enquanto o sertão sofre com uma seca inclemente, o palácio do governo se banqueteia. Serão gastos R$ 287 mil por mês e R$ 9.566 por dia, o que daria para perfurar um poço profundo diariamente para os conterrâneos que sofrem sede e fome no sertão. O povo está morrendo, e o governador está servindo bombinhas de salmão com caviar, entre outras comidas que nem sei pronunciar o nome — discursou Ferrer, na Assembleia do Ceará.
Em Brasília, o deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) também protestou contra a “farra do caviar”. Na tribuna da Câmara, ele voltou a comparar a comilança com a penúria da população carente no sertão cearense em função da longa estiagem. O petista considerou desrespeitoso o governo estadual gastar tanto dinheiro com a compra de lagosta e caviar, enquanto os sertanejos passam fome e sede.
— Essas famílias só querem um poço para matar a sede — protestou Eudes Xavier.
Nesta quinta, Heitor Ferrer voltou à tribuna para ler uma declaração do governador Cid Gomes, em resposta à sua cobrança de explicações sobre os gastos com o buffet: “Acho isso miúdo! É coisa de gente miúda, que vai ser eternamente deputado”, disse Cid Gomes.
— Cid sempre responde às minhas denúncias de forma jocosa, tripudiando. Eu posso ser miúdo no tamanho, mas sempre vou brigar contra esses absurdos. O escândalo do crédito consignado, que beneficiou parentes dele, este sim, o Ministério Público está investigando, e ele vai ter que responder — disse Ferrer.
Além da comida, os R$ 3,4 milhões do contrato preveem decoração, fornecimento de talheres finos, taças de cristal, prataria, toalhas, transporte, armazenagem da comida e músicos. Outro item do cardápio que chama a atenção é o fornecimento de mil garrafas de 473 mililitros de energético.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cid-gomes-contrata-buffet-de-34-milhoes-no-ceara-9572304#ixzz2c8mmjHIc

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CANINDÉ: HOMEM É PRESO APÓS DECEPAR CABEÇA DE INIMIGO, BOTAR EM SACO E SAIR EXIBINDO.

Um crime bárbaro chamou a atenção da população no final da tarde de segunda-feira (12), quando um homem teve a cabeça decapitada a foice, em baixo de uma ponte. 
O fato aconteceu por volta das 17h30min na comunidade de Boa Vista dos Caúlas, Zona Rural de Canindé. A vítima foi identificada como sendo, Francisco Antônio de França Almeida, 44 anos, residente naquela comunidade.
O acusado de praticar o crime trata-se de João Bosco Viana Santos, de 34 anos, morador nas proximidades da ponte do Rio Batoque, onde aconteceu o homicídio.




De acordo com o SDPM Oliveira, do Ronda do Quarteirão, o criminoso estava bebendo com a vítima, quando houve um provável desentendimento entre ambos, e de posse de uma foice o acusado decepou a cabeça da vítima e a depois colocou dentro de um saco e saiu mostrando para as pessoas da comunidade. 

Pouco tempo após o crime, o acusado retornou ao local onde estava o corpo, há 300 metros do local onde havia deixado a cabeça da vítima dentro de um saco e ficou se balançando em uma rede. 

Fonte: Canindé Notícias

JUÍZA REALIZA INSPEÇÃO E CONSTATA INSALUBRIDADE NA CADEIA PÚBLICA DE ICAPUÍ

A juíza substituta Juliana Porto Sales constatou, após inspeção, que a Cadeia Pública do Município de Icapuí (distante 202 km de Fortaleza) apresenta condições insalubres. De acordo com a magistrada, o local não possui ventilação, os banheiros estão em péssimas condições de uso e os presos dormem em redes suspensas umas sobre as outras, o que pode causar a queda das paredes.


A visita à unidade prisional ocorreu na última quarta-feira (07/08), quando foram analisadas a situação estrutural da carceragem e dos detentos, além das condições de trabalho dos quatro servidores da Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus) e dos policiais militares.
O estabelecimento prisional possui três celas que abrigavam, no momento da inspeção, 25 presos. Ainda de acordo com a juíza, que assumiu a titularidade da Comarca de Icapuí no último dia 4 de julho, “a estrutura física do prédio é inadequada e insegura”.




A magistrada disse que entrará em contato com os órgãos competentes para viabilizar as melhorias o mais rápido possível. Sobre o trabalho de ressocialização, fará articulação junto ao Conselho da Comunidade para a realização de projetos de oficinas de trabalho artesanal dentro da Cadeia. Também entrará em contato com representantes religiosos para a execução de programas de prevenção ao retorno do uso de drogas.
A inspeção na Cadeia seguiu o que estabelece a Resolução nº 47/2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: TJCE

ADVOGADO É ASSASSINADO A FACADAS DENTRO DE CASA, EM FORTALEZA

Um advogado criminalista de 49 anos foi assassinado a facadas no fim da noite desta segunda-feira (12),  no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Segundo o programa da Polícia Militar Ronda do Quarteirão, o assassinato ocorreu dentro da residência do advogado, onde ele morava sozinho.
Ainda segundo a polícia, uma vizinha, o visitou para entregar documentos, quando percebeu que as portas da residência estavam abertas. Ela entrou e viu o corpo do advogado no chão.


A polícia foi ao local e constatou que a vítima havia morrido com vários golpes de faca.
A polícia acredita que o crime tenha sido um latrocínio, roubo seguido de morte. Parentes da vítima informaram que alguns objetos do advogado foram roubados. Até o momento, ninguém foi preso.

Fonte: G1CE

CHACINA: GRUPO INVADE RESIDÊNCIAS E MATA TRÊS NA BELA VISTA

3 pessoas foram mortas durante a madrugada no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Um grupo armado invadiu duas residências e assassinou com tiros de pistola 380 as vítimas. Os crimes aconteceram por volta da 0h desta terça-feira (13). Na primeira residência foram mortos Antônio Marcos Oliveira de Sousa, 18 e Mardônio Rodrigues da Silva, 26. A terceira vítima, que estava em uma segunda casa, foi a adolescente Jenecléia dos Santos Gonçalo, de apenas 16 anos.
A polícia acredita que os crimes tenham ligação com o tráfico de drogas na região. Até o momento, ninguém foi preso.
Com informações do editor do caderno Polícia, Fernando Ribeiro.
Fonte: DN

BARRADO EM BLITZ, JUIZ DE DEIREITO DESACATA PM’S E É PRESO. VEJ VÍDEO

O juiz Márcio Fraga, parado em blitz na zona sul da cidade, não estava com os documentos atuais do veículo. Ele teria ficado nervoso e questionado o trabalho dos policiais. O juiz acabou autuado por desacato e ameaça.
 
 
 
 
 
 

CASA LOTÉRICA DA CIDADE DE GROAÍRAS É ASSALTADA POR 4 BANDIDOS

Hoje (12), por volta das 15h50, quatro bandidos assaltaram a casa lotérica "Nossa Senhora do Rosário", localizada na cidade de Groaíras(Ce). Os indivíduos chegaram em duas motocicletas (uma Honda Bros de cor vermelha e uma Honda Titan de cor preta) e anunciaram o roubo. Testemunhas falaram que os bandidos eram bastante violentos.
Os meliantes estavam com a cara coberta com os capacetes e roubaram uma importância ainda não divulgada pelo referido estabelecimento. A Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral está investigando o crime.




Fonte: Sobral 24

Degolador de Canindé já havia decepado pé de outra vítima

Em depoimento, suspeito confessa crime justificando vingança


O crime que chocou a comunidade de Canindé na última segunda-feira (12) teve a versão do suspeito revelada. João Bosco Viana dos Santos, 45, prestou depoimento na manhã desta terça-feira (13) na Delegacia Regional de Canindé. O homem confessa ter decapitado a vítima justificando o crime como 'vingança'.
De acordo com o inspetor-chefe da Delegacia, Benício Bezerra, esta não foi a primeira vez que João decepou uma vítima. "Ele já responde a outro homicídio, em Itapiúna, onde decepou o pé da vítima", disse Bezerra.
O suspeito confirma que estava bebendo com a vítima de Canindé antes da discussão. "Como ele estava embriagado, não sabia bem o que estava fazendo, pegou a foice e desferiu o golpe. Após decepar a cabeça, a colocou em uma sacola plástica", afirmou o inspetor.
No depoimento, João confessou que cometeu o crime por vingança. "A informação que ele nos deu é de que a vítima teria furtado uns objetos de João e de outras pessoas", disse Benício. O inspetor ainda tratou de desmentir os muitos boatos que surgiram em torno do caso. "Ele não foi a bar, nem pediu para fazer churrasco com a cabeça da vítima", explicou.

Fonte: DN

domingo, 4 de agosto de 2013

QUADRILHA PRESA PELA PM TERIA ATACADO VÁRIAS CIDADES DO INTERIOR DO CEARÁ

O ex-fuzileiro naval Bruno Rafael Vasconcelos, 23, é apontado como o chefe da quadrilha fotos: divulgação

Francisco Edileudo da Silva Farias, 29, seria, segundo a Polícia, um dos homens da ´linha de frente´ do bando

Francisco Naílson de Sousa, 24, confessou participação em ataques contra vários bancos no Interior

Francisco Cláudio da Silva Oliveira, 40, é apontado como responsável pelo manuseio dos artefatos explosivos

A desarticulação de uma quadrilha que vinha praticando assaltos a bancos no Interior do Estado, na semana passada, mostrou para as autoridades o poderio de fogo dos criminosos e a forma articulada como os bandidos atuam em suas ações delituosas.
O grupo, segundo as autoridades, já confessou participação em, pelo menos, cinco ataques nas seguintes cidades, Baturité, Redenção, Morada Nova, Pentecoste e Banabuiú. 
O bando era formado por, pelo menos, 20 pessoas e destas, oito foram capturadas durante um cerco da Polícia Militar na localidade de Santa-Fé, na zona rural do Município de Redenção (63Km de Fortaleza). Com os oito acusados, a PM apreendeu parte do armamento do bando.

Militar
E entra as armas localizadas, um fuzil de uso militar, de calibre 7.62; além de cinco escopetas (calibre 12), quatro revólveres de calibre 38, além de uma pistola Ponto 40, de uso privativo das forças de segurança Pública.

Também chamou a atenção das autoridades policiais a forma fracionada como o grupo agia. "Cada um dos integrantes do bando tinha uma missão na hora dos ataques. Uma parte fazia a contenção da Polícia, isto é, utilizava meios violentos para impedir a ação da PM, seja atacando os destacamentos ou alvejando as viaturas, outra parte se encarregava de explodir os caixas com a colocação e detonação dos artefatos", explicou o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel PM João Batista dos Santos, que comandou as diligências em Redenção.

Luís Evilázio da Silva Farias, 18, também participava diretamente do ataque armado contra a Polícia Militar

José Alberto Vasconcelos, 31, portava armas de grosso calibre, como fuzil e escopetas e foi capturado no cerco

Naquiel Wendell Idalino Braga, 19, foi capturado junto com a mulher na localidade de Boa Fé, em Redenção

Francisca Nayane Ribeiro Idalino, 24, participava da quadrilha e já havia sido filmada em plena ação do grupo


O delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e responsável pela investigação do caso, explica que o aprofundamento da investigação vai identificar outros componentes da quadrilha que ainda não foram capturados. Segundo ele, ainda há a possibilidade de que o grupo tenha agindo não apenas no Interior cearense, mas estendido as ações criminosas para os Estados vizinhos. Essa hipótese foi também levantada pelo comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias.

Já o secretário da Segurança Pública do Estado e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, adverte que as investigações da Polícia Judiciária e a intensificação das ações da PM no Interior não terão trégua. "Desde 2011 a Polícia vem desarticulando quadrilhas que atuam nessas ações de ataques a bancos. Vários grupos foram desarticulados. No ano passado foram realizadas 122 prisões. Neste ano, já são 69 pessoas presas", adverte Bezerra.

Explosões
A investigação que vem sendo feita pela Polícia já revelou a facilidade que as quadrilhas vêm encontrando para obter explosivos destinados à destruição de equipamentos eletrônicos nos bancos. Segundo as autoridades, a precária fiscalização que é feita pelo Exército nas pedreiras e outros tipos de canteiros de obras que utilizando artefatos faz com que sejam comuns os desvios dos artefatos, que acabam sendo vendidos para os grupos criminosos que atacam bancos.

No ano passado, a Polícia apreendeu várias toneladas de artefatos plásticos que estavam estocados e sendo vendidos de forma irregular em residências e depósitos no Município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. "Sem um rígido controle de uso e estocagem dos explosivos, esse material chega fácil às mãos dos criminosos", disse um oficial da PM.

DN
Blog Combate Policial

sábado, 3 de agosto de 2013

            CONHECIMENTO MUITO IMPORTANTE 
Vale a pena COMPARTILHAR!

VENENO NATURAL PARA RATOS

Veneno ecológico para matar ratos - UTILIDADE PÚBLICA.
Nossos cientistas são feras mesmo!
Método usado por criadores de pássaros!
COMBATENDO OS RATOS.

"Mudei-me há poucos meses para o primeiro andar de um prédio e, como todo paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes...
Pergunta daqui, pergunta dali...
Uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou.
Fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas".

Como fazer:

a) Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo);

b) Coloque no multiprocessador ou liquidificador (SEM ÁGUA);
c) Triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.

Onde colocar:

Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão;

a) Perto das portas;

b) Janelas (SIM... eles escalam as janelas...)
c) Atrás da geladeira;
d) Atrás do fogão;
e) À beira de esgotos, de córregos e valas, em ruas e/ou alamedas, por exemplo.
OBS.: O custo é muito barato e a eficácia é muito elevada!

O rato come essa farofinha, mas não tem como digerir o feijão (cru), por falta de enzimas digestivas ou substâncias que digerem feijão cru. Isso causa aos ratos envenenamento natural por fermentação. Todos os que ingerem morrem!

A população de ratos se extingue em três dias no entorno da área em que o farelo do feijão cru foi colocado.
DETALHE IMPORTANTE:

a) Ao contrário dos tradicionais venenos (Racumim, por exemplo), o rato morre e não contamina animais de estimação. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e o matou é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer... Mas animal morto, eles não comem. E não há evidências de que o farelo do feijão cru faça mal a gatos e cachorros, pois, eles têm enzimas digestivas capazes de metabolizar esse alimento.

b) Se tiver crianças pequenas (bebês), ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru, é digerido. Mesmo assim, é preciso colocar o "veneno" em lugares seguros, longe do alcance das crianças, isto é, onde crianças não costumam transitar, porque a urina de ratos, em alimentos (no feijão triturado, no caso) pode conter Leptospirose, contaminação microscópica que pode matar seres humanos de qualquer idade, se não tratadas a tempo! Só isso, como cuidado!

DIVULGUEM, POR FAVOR!

NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO.
REPASSEM, POR FAVOR!
O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DE TODOS AGRADECEM!
VAMOS PARAR DE UTILIZAR PRODUTOS QUÍMICOS A TODO MOMENTO!

Helena de Oliveira Schwartz

Educadora Ambiental na ONG Makaya / Casa do Zezinho
Estudante de pós-graduação em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ - USP
Bióloga Licenciada e Bacharel pela UNESP - Campus Botucatu
Vale a pena COMPARTILHAR!

VENENO NATURAL PARA RATOS

Veneno ecológico para matar ratos - UTILIDADE PÚBLICA.
Nossos cientistas são feras mesmo!
Método usado por criadores de pássaros!
COMBATENDO OS RATOS.

"Mudei-me há poucos meses para o primeiro andar de um prédio e, como todo paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes...
Pergunta daqui, pergunta dali...
Uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou.
Fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas".

Como fazer:

a) Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo);

b) Coloque no multiprocessador ou liquidificador (SEM ÁGUA);
c) Triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.

Onde colocar:

Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão;

a) Perto das portas;

b) Janelas (SIM... eles escalam as janelas...)
c) Atrás da geladeira;
d) Atrás do fogão;
e) À beira de esgotos, de córregos e valas, em ruas e/ou alamedas, por exemplo.
OBS.: O custo é muito barato e a eficácia é muito elevada!

O rato come essa farofinha, mas não tem como digerir o feijão (cru), por falta de enzimas digestivas ou substâncias que digerem feijão cru. Isso causa aos ratos envenenamento natural por fermentação. Todos os que ingerem morrem!

A população de ratos se extingue em três dias no entorno da área em que o farelo do feijão cru foi colocado.
DETALHE IMPORTANTE:

a) Ao contrário dos tradicionais venenos (Racumim, por exemplo), o rato morre e não contamina animais de estimação. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e o matou é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer... Mas animal morto, eles não comem. E não há evidências de que o farelo do feijão cru faça mal a gatos e cachorros, pois, eles têm enzimas digestivas capazes de metabolizar esse alimento.

b) Se tiver crianças pequenas (bebês), ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru, é digerido. Mesmo assim, é preciso colocar o "veneno" em lugares seguros, longe do alcance das crianças, isto é, onde crianças não costumam transitar, porque a urina de ratos, em alimentos (no feijão triturado, no caso) pode conter Leptospirose, contaminação microscópica que pode matar seres humanos de qualquer idade, se não tratadas a tempo! Só isso, como cuidado!

DIVULGUEM, POR FAVOR!

NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO.
REPASSEM, POR FAVOR!
O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DE TODOS AGRADECEM!
VAMOS PARAR DE UTILIZAR PRODUTOS QUÍMICOS A TODO MOMENTO!

Helena de Oliveira Schwartz

Educadora Ambiental na ONG Makaya / Casa do Zezinho
Estudante de pós-graduação em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ - USP
Bióloga Licenciada e Bacharel pela UNESP - Campus Botucatu

ALARMANTE: NÚMERO DE ATAQUES A BANCOS CRESCE 2.125% EM APENAS CINCO ANOS NO CEARÁ

O número de ataques a bancos vem crescendo assustadoramente no Ceará. Em apenas cinco anos – de 2008 a 2013 – as ocorrências contra agências bancárias cresceram 2.125%.
Até julho deste ano, foram registrados 89 ataques a bancos, sendo 34 em Fortaleza e 55 no interior do estado. No mesmo período de 2008, foram apenas quatro ações: duas na capital e duas no interior. O número é ainda maior se contabilizarmos todos os meses de todos os anos até agora. Os dados são do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE).


Somente nesta semana, três agências bancárias foram explodidas no interior do Ceará: uma em Baturité e duas em Monsenhor Tabosa. Nas ações, os bandidos se dividiram em dois grupos: enquanto uma parte inibia a ação da polícia no quartel, a outra explodia os caixas eletrônicos, deixando a população apavorada.


Novo cangaço
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra, o crescimento do número de ocorrências é decorrente da proliferação do ‘novo cangaço’, que se caracteriza por assaltos violentos a agências bancárias.
“Eles sitiam a cidade, assaltam os bancos e somem mato adentro, desaparecendo na caatinga. É uma nova onda do crime organizado”, explica, remetendo às ações da famosa quadrilha de Lampião, em meados do século 18.
Fonte: Tribuna do Ceará

"COIN" PRENDE GAROTAS QUE CHEFIAVAM O TRÁFICO NO ITAPERI

Uma operação realizada por agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) após uma ligação recebida pelo Disque-Denúncia, resultou na prisão de três mulheres envolvidas no tráfico de drogas. As três suspeitas foram detidas dentro de uma residência localizada na Avenida Bernardo Manuel, no bairro Itaperi (Zona Sul).


No local apontado na denúncia anônima, os agentes da Inteligência apreenderam cerca de 16 quilos de maconha prensada, além de duas balanças de precisão digital e muito material utilizado pelo tráfico para embalar entorpecentes.

As três mulheres foram identificadas como sendo Antônia de Sousa Façanha, 22; Naiara Costa da Silva, 20; e Tatiane de Sousa Lopes Marinho, 19. As três foram conduzidas ao plantão do 11ºDP (Pan-Americano).

Celulares

Segundo informações recebidas pela Coin, havia mais drogas na residência, pelo menos 30 quilos, mas que, provavelmente, já haviam sido vendidas antes do cerco policial.

A Polícia apreendeu também com as três mulheres vários aparelhos celulares e as ligações recebidas e efetuadas nos últimos dias deverão ser rastreadas para que o restante da quadrilha seja identificada e presa. Na manhã de ontem, as acusadas foram transferidas para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e deverão ser levadas, na próxima semana, para o Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, no Município de Aquiraz.

Em outras operações de combate ao tráfico de drogas, mais duas pessoas foram presas nas últimas horas em Fortaleza.
Na Rua José Caetano, na Lagoa Redonda, Emanuel Áquila de Aquino Silva foi flagrado vendendo cocaína em sua residência. Já na Rua Netuno, no bairro Vila União, a Polícia prendeu Felício Oliveira Celestino também com cocaína e balanças. 

Fonte: DN
Saidinha bancária

PM assassinado durante assalto

03.08.2013

Criminosos balearam o militar quando este percebeu que os ladrões estavam abordando sua esposa no automóvel
Um sargento da Reserva Remunerada da Polícia Militar foi baleado e morto durante uma ´saidinha´ bancária na esquina da Avenida Monsenhor Tabosa com Rua Gonçalves Ledo, na Praia de Iracema.

Policiais militares foram ao Instituto Doutor José Frota (IJF) prestar apoio ao colega baleado, mas o sargento faleceu logo após dar entrada no hospital. Os assassinos fugiram do local e, até a noite passada, estavam desaparecidos FOTO: KIKO SILVA

O policial Francisco Almiro Ribeiro Sandro, 64, havia sacado dinheiro na agência do Bradesco da Rua Bárbara de Alencar, Centro, junto com a esposa, que foi atacada pelos bandidos. O policial reagiu e foi atingido a tiros. Ele é o 14º agente de segurança morto, neste ano, no Ceará.

Após sacar o dinheiro, o casal se dirigiu a uma oficina mecânica localizada na Rua Gonçalves Ledo. O sargento entrou no estabelecimento e a esposa permaneceu no veículo, um Siena de cor prata, com o dinheiro.

Segundo informações da PM, dois bandidos já vinham seguindo o casal em uma motocicleta e quando notaram a mulher sozinha, anunciaram o assalto.

A mulher do PM segurou a bolsa e Francisco Almiro percebeu a ação dos bandidos. Ele entrou em luta corporal com um dos assaltantes, mas foi baleado no abdômen.

Os bandidos fugiram com o dinheiro e a pistola de calibre .40 do militar, que havia caído no chão durante a briga. Eles seguiram na motocicleta e levantaram a placa do veículo para evitar a identificação. No local do crime existe uma câmera de segurança, mas que ainda não está funcionando. De acordo com informações do coronel PM Francisco Hélio Martins, coordenador de segurança do Instituto Doutor José Frota (IJF), o sargento chegou no hospital em uma viatura do Ronda do Quarteirão, em estado grave. Ele foi encaminhado à Sala de Reanimação, mas o policial faleceu por volta das 13 horas.

Casos
Francisco Almiro é o 14º agente de segurança morto no ano de 2013. O penúltimo caso ocorreu há 11 dias, no Parque Santa Maria, em Messejana. O soldado Heyder Fontenele de Sousa, 26, do Ronda do Quarteirão, foi baleado quando tentava impedir um assalto e faleceu no IJF dois dias depois do crime. Neste ano foram assassinados 11 policiais militares, um policial rodoviário federal, um bombeiro militar e um policial civil.

Dos 11 policiais militares assassinados, apenas um tombou quando estava de serviço.
 
Fonte: DN

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MUSA "PADRÃO FIFA" DO BRASILIENSE É PRESA EM BRASÍLIA.

Famosa por ter feito um ensaio do jeito que veio ao mundo no Estádio Mané Garrincha, a musa ´padrão Fifa´ do Brasiliense, Rita Christina Camargo, de 29 anos, foi presa, acusada de ter emprestado a sua conta bancária para um estelionatário carioca, que tentou praticar golpe bancário no Distrito Federal.
A modelo foi presa quando tentava realizar um saque no valor de R$ 20 mil. O dinheiro seria fruto de uma extorsão, praticada pelo telefone, na qual o comparsa no Rio de Janeiro ameaçava de morte uma funcionária de agência bancária. As informações são do UOL.


O Brasiliense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, publicou nota oficial se eximindo da responsabilidade pelo ocorrido.

- O Brasiliense lamenta o fato e esclarece que não tem nenhuma responsabilidade sobre a vida pessoal das modelos que são escolhidas como musas do time - dizia.

Rita Christina, detida na última quarta-feira, foi encaminhada para a prisão feminina Colmeia, no Gama. 


Fonte: Lancenet

ESTADO CONVOCA 100 ESCRIVÃES DE POLÍCIA CIVIL

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou, ontem, a contratação de 100 novos escrivães para a Polícia Civil. A decisão foi tomada pelo governador do Estado, Cid Gomes, em reunião como titular da SSPDS, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, no Palácio da Abolição, na manhã da última quarta-feira (31).

Segundo a Assessoria de Comunicação da Pasta, não haverá novo concurso. Os escrivães convocados para assumir o cargo são remanescentes do concurso público realizado pela instituição em 2006. O edital de convocação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira.

Reforço

Após a apresentação da documentação exigida, os candidatos deverão passar por testes e farão o curso de formação para escrivão na Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp), nesta Capital.

Conforme a SSPDS, os novos profissionais vão reforçar o contingente de escrivães nas delegacias de Polícia Civil da Capital, Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com o órgão, neste ano, a Polícia Civil recebeu também reforço de novos inspetores. Foram contratados 623 policiais que já estão lotados em diversas unidades operacionais, como a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e a Delegacia de Narcóticos (Denarc).

Investigação

Estas unidades passaram a ter mais equipes destinadas ao trabalho de investigação de campo, para a elucidação de crimes como assaltos, furtos, tráfico de drogas e assassinatos.

Também em 2013, a Polícia Civil recebeu outros 22 escrivães e 25 delegados. Além disso, outros 637 candidatos a inspetores de primeira classe deverão ingressar, em breve, na Academia Estadual de Segurança Pública para compor a segunda turma do Curso de Formação Profissional.

Cinquenta novas delegacias de Polícia foram construídas em diversos Municípios do Interior do Estado. Ainda neste ano, segundo a SSPDS, deverá ser inaugurada a Divisão de Combate aos Entorpecentes. 

Fonte: DN/Foto: José Eliomaar
NESTA MADRUGADA 02/08/2013 - 08h01

Quadrilha explode caixas e assalta duas agências bancárias em Monsenhor Tabosa

Monsenhor Tabosa News/ Blog do Eliomar
Uma quadrilha formada por cerca de 15 pessoas explodiu e assaltou duas agências bancárias no município de Monsenhor Tabosa, a 319 km de Fortaleza, na madrugada desta sexta sexta-feira, 2. Os ataques foram nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco.
De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, dois integrantes do grupo efeturam vários disparos contra a delegacia do município, enquanto os demais atuavam na explosão dos caixas. 

  Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a quadrilha usou três carros e armamentos pesados, como pistolas e fuzis. A quantidade de dinheiro levada pelo grupo ainda não foi contabilizada.
Há um cerco policial mobilizado no entorno de Monsenhor Tabosa, que conta apoio de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e outras equipes da PM da região.
Ataques no Interior
Esta semana foram registrados quatro ataques a estabelecimentos deste tipo no Interior do Estado.
Na segunda-feira, 29, um grupo explodiu o cofre do Banco do Brasil em Baturité, e dois homens assaltaram uma casa lotérica em Iguatu; na quarta-feira, 31, três homens foram presos por tentar violar os caixas eletrônicos de uma agência bancária em Uruburetama. Na última quinta-feira, 1º, a agência dos Correios do município de Orós foi assaltada pela segunda vez em menos de 20 dias.

 Redação O POVO Online