INGENUIDADE: CEARENSE SE APAIXONA POR "DOM JUAN" VIRTUAL E PERDE R$ 24 MIL.
Uma cearense
enviou cerca de R$ 24 mil para um homem com o qual se envolveu
emocionalmente e que conhecia apenas pela internet. Segundo ela, o
primeiro contato com o ''Don Juan'' virtual foi pelo facebook, em
novembro de 2002.
Em uma
mensagem, ele disse que era natural da Nigéria, no continente africano,
mas que morava na cidade inglesa de New Castle, onde trabalhava como
engenheiro em uma empresa.
As trocas de
mensagens, sempre em inglês, se intensificaram e, em pouco tempo, ele
começou a falar em vir ao Brasil para conhecer a família dela e até
casar. Ela falava tudo da sua vida para ele, mas nunca se conheceram.
Apenas se viam por fotos postadas na rede social. Com o passar do tempo,
as "conversas" ficaram mais pessoais e ele começou a falar que estava
passando por dificuldades financeiras. E pediu ajuda.
Primeiro ele
enviou US$ 2 mil por meio de uma casa de câmbio para o nome de outro
nigeriano. Em menos de dois meses, foram três remessas. Em fevereiro de
2013, no carnaval, ela enviou mais US$ 4 mil em dinheiro e comprou
passagens aéreas por cerca de US$ 2 mil para ele vir a Fortaleza
conhecê-la.
Nesse ponto,
os amigos já estavam alertando a mulher de que era um golpe e que tudo
isso não era normal. "Eles me alertavam, diziam que era golpe, que eu
estava sendo ingênua", conta a mulher.
Apesar dos
alertas, ela só se convenceu de que estava sendo vítima de estelionato
quando quando ele disse que não seria possível vir à Fortaleza, depis de
tudo acertado e das passagens emitidas e pagas. "Eles conhecem o perfil
[de quem pode cauir no golpe], escolhem as pessoas mais generosas".
A partir
daí, ela começou guardar os e-mais trocados e qustioná-lo se ele
realmente queria ficar com ela. Mesmo assim, ele chegou a pedir mais
US$ 2 mil. Desconfiada, enviou uma mensagem chamando-o de bandido e que
não acreditava mais nas promessas.
Depois
disso, ele deixou de ser 'amigo' dela no facebook e disse que não iria
mais falar com ela porque ele não gostou de tê-lo chamado de ladrão.
Ela foi à delegacia e fez um Boletim de Ocorrência (BO) e agora espera
que a polícia o encontre para que consiga recuperar pelo menos parte do
dinheiro enviado.
De acordo
com a polícia, apesar do dinheiro ter sido enviado de forma voluntária,
está configurado o crime de estelionato. A cada semana, a Delegacia de
Defraudações recebe pelo menos uma denúncia de aplicação de golpes,
especialmente os relacionados a ofertas de emprego e ilusões amorosas.
O delegado
Jaime de Paula Pessoa recomenda que a vítima ingresse com uma ação
civil, independentemente de onde o golpe tenha sido aplicado e faz
outras recomendações: "para que a gente se aprofunde nesse
relacionamento, vamos conhecer pessoalmente. Vamos evitar tranferir
valores, porque quem está apaixonado não pede dinheiro."
Fonte: G1CE

Nenhum comentário:
Postar um comentário