Mesmo com impasse, enfermeiros cooperados voltam a trabalhar em hospitais do Estado
Profissionais divergem quanto à qual cooperativa atenderá às unidades de saúde estaduais
Atualizada às 20h
Após manifestações e paralisações na última terça-feira (2), 2.222 enfermeiros voltaram às escalas de trabalho nesta quarta-feira (3), nos hospitais estaduais. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a situação estava se normalizando e os profissionais já teriam voltado às atividades.
Profissionais e pacientes fizeram manifestação na terça-feira (2). Foto: Tuno Vieira
Houve reunião, na tarde desta terça-feira, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), entre a Sesa, a direção do hospital, representantes da Cooperativa dos Trabalhadores Profissionais de Saúde do Ceará (Coosaude), diretores de enfermagem e técnicos de enfermagem. O encontro visava definir o que seria feito com os enfermeiros conveniados à Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (Coopen). A proposta era de migração dos profissionais para a Coosaude.
Apesar da proposição, os enfermeiros informaram que não desejam aderir à cooperativa. "A gente está trabalhando ilegal e para isso temos que aderir a outra cooperativa. Só que nós não queremos mudar, porque não conhecemos a outra", contou uma enfermeira que não quis se identificar.
O contrato da Coopen finalizou no dia 1º de abril, ocasião em que deveriam assumir enfermeiros da cooperativa vencedora do pregão realizado pelo governo estadual, a Coosaude. Segundo a Coopen, a cooperativa vencedora não teria funcionários suficientes para atender a demanda dos hospitais.
Acordo entre profissionais e Estado impulsiona retomada de atividades
A decisão de retornar ao trabalho foi tomada após reunião relizada na tarde da última terça-feira com Cid Gomes e o secretário da saúde Arruda Bastos, ocasião em que o governador afirmou que irá se reunir com a Procuradoria do Estado para discutir a questão e estipular prazo para a Coosaúde apresentar os cooperados dela. Caso o prazo não seja atendido pela cooperativa, o pregão beneficiará o segundo colocado no processo, a Coopen. "Infelizmente, o edital do pregão não apresentava o prazo de apresentação dos profissionais", diz Nagila Gurgel, presidente da Coopen.
Impasse na saúde continua
Entretato, a Secretaria de Saúde (Sesa), através da sua assessoria de comunicação, afirma que a "maioria dos profissionais" que voltaram aos trabalhos nesta quarta-feira foram transferidos "automaticamente" para a Coosaude assim que o contrato da cooperativa passou a valer no dia 1º.
A informação é negada pela Coopen. Segundo a presidente da Coopen, nenhum dos enfermeiros ligados à cooperativa realizou tranferência para a Coosaude. "Cada profissional é dono da sua empresa. Ele faz a mudança por vontade própria. Este não é processo que acontece de forma automática", diz Nágila Gurgel.
A Coopen informou que à Justiça foi acionada para garantir o acordo feito entre o Governo do Estado e Secretaria de Saúde na última sexta-feira. Segundo a cooperatiova, no encontro ficou acordado que a Coosaude deveria apresentar os seus profissionais.
Pagamento será depositado
De acordo com a Secretaria da Saúde, o pagamento do mês de fevereiro será realizado pelo Governo do Estado, através de depósito nas próprias contas dos enfermeiros. O próximo pagamento será realizado pela cooperativa que for escolhida.
De acordo com a Secretaria da Saúde, o pagamento do mês de fevereiro será realizado pelo Governo do Estado, através de depósito nas próprias contas dos enfermeiros. O próximo pagamento será realizado pela cooperativa que for escolhida.
A Redação Web realizou diversas tentativas de contato com a Coosaude, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário