Operação Lei Seca deteve 29 condutores
01.04.2013
A Operação Lei Seca, realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), desde a última quinta (28), devido ao feriadão da Semana Santa, resultou na detenção de 29 condutores que apresentaram marca igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar, ao utilizarem o bafômetro. Esse número, é 81,25% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 16 motoristas foram presos.
Essas pessoas foram detidas com base no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesses casos a pena é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão do direito de dirigir. Caso o motorista se negue a fazer o teste, o agente pode aplicar a autuação administrativa.
A PRE também autuou 186 motoristas por registrarem marca igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, quando sopraram o bafômetro. Um aumento de 67,87% em comparação aos 111 flagrados em 2011. De acordo com o Artigo 165 do CTB eles devem ser autuados e também multados por infração gravíssima.
Além disso, houve um aumento no número de veículos apreendidos, entre quinta e domingo, pela Polícia Rodoviária Estadual. No ano passado o número foi de 203 e esse ano subiu para 351, o que representa um aumento de 72,91%.
Para o comandante da PRE, coronel Túlio Studart, a operação realizada durante a Semana Santa foi positiva devido à redução de acidentes com vítimas fatais. "Em 2011 registramos oito mortes em acidentes nas CEs e nesse ano o número baixou para cinco. Mesmo com um número de veículos maior nas estradas, foi possível diminuir esses resultado", comentou.
Motocicletas
Ele ressaltou que, das cinco pessoas que faleceram nesses acidentes, quatro estavam utilizando motocicletas. Desses, todos foram no Interior e nenhum era habilitado ou estava usando capacete. "Nesses casos, os condutores não são habilitados eram imprudentes, pois ainda tinham ingerido bebida alcoólica", afirmou o comandante.
O coronel também chamou atenção para a diminuição de 62,77% nos acidentes. Enquanto no ano passado foram 94, agora aconteceram 35.
Houve também queda em relação aos acidentes com feridos. Nesse ano foram 20 e ano passado registraram 40, uma diminuição de 51%. "Em 90% dos casos, esses acidentes acontecem devido à falha humana. Hoje não temos nenhum registro de problemas nas estradas ou na sinalização", completou.
Congestionamento
No início da noite de ontem, um grande congestionamento se formou na CE-040 entre os municípios de Aquiraz e Eusébio. Na maior parte desse trecho os veículos trafegavam lentamente e algumas vezes chegavam a ficar parados.
Na medida em que os carros chegavam próximo a Fortaleza, o congestionamento diminuía gradativamente. Segundo Tulio Studart três acidentes na CE-040 foram os responsáveis por toda aquela lentidão. Na CE-085 também foram registrados pontos de lentidão.
Estradas
186 motoristas foram autuados, pela PRE, nas CEs que cortam o Estado por registrarem marca igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar
72% foi o aumento no número de veículos apreendidos, entre quinta e domingo, pela Polícia Rodoviária Estadual. No ano passado o número foi 203 e neste ano subiu para 351
Movimentação foi intensa na Rodoviária
O número de passageiros voltando da folga do feriadão era grande, no início da noite de ontem, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, no Bairro de Fátima. A expectativa do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) era de que 67 mil utilizassem a rodoviária nesse fim de semana. Faltando poucas horas para o fim do feriado, os ônibus não paravam de chegar à área de desembarque. Crianças, adultos e idosos vinham dos mais variados municípios do Ceará e também de outros Estados do Nordeste.
Para a aposentada Antonia Francisca Farias Soares para viajar para o interior do Estado os ônibus são a melhor opção dentre todas as possíveis. "As estradas são perigosas. Aqui nós podemos viajar sem preocupações e até dormindo".
O funcionário público Adalmir Ferreira disse que, tanto a ida quanto a volta de sua viagem para Iguatu foram tranquilas. "Eu não tenho carro e, por isso, na minha situação viajar de ônibus, sem dúvida, é a melhor opção que existe".
Eram esperados, no Terminal Rodoviário, durante todo o período do feriadão, 67 mil passageiros. Ao todo, 507 ônibus de quatro empresas atenderam à demanda, 267 a mais que nos dias com fluxo normal, quando a quantidade costuma ser de 240.
De acordo com o Detran-CE, os principais destinos escolhidos pelos fortalezenses foram Jericoacoara, Iguatu, Canoa Quebrada e Aracati. Além disso, a expectativa era de que por causa da seca muitas pessoas deixariam de ir ao Interior. Devido à falta de água em muitos municípios de todo o Estado, o Detran-CE acredita que aproximadamente 500 passageiros deixaram de viajar nessa Semana Santa.
Aeroporto
Já No Aeroporto Internacional Pinto Martins, a movimentação foi tranquila durante todo o domingo. Dos 55 voos nacionais três, ou seja 5,5%, foram cancelados e nenhum atraso foi registrado, de acordo com informações fornecidas pelo web site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Em todo o Brasil foram registrados 1.885 voos nacionais. Desses, 67 tiveram algum tipo de atraso e 84 tiveram que ser cancelados. Além disso, também houve 151 voos internacionais, sendo que 16 atrasaram e dois foram cancelados.
Crescimento
67 mil passageiros eram esperados na Rodoviária no feriado. Ao todo, 507 ônibus de quatro empresas atenderam à demanda, 267 a mais que nos dias com fluxo normal
THIAGO ROCHA
REPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário