Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de março de 2013


Governo Federal decide instaurar observatório de acompanhamento nas ações de combate à seca

Suzane Saldanha | 18h58 | 20.03.2013

Um plano de ações emergencias devem ser anunciadas pela presidente Dilma Roussef



Novas medidas para socorrer às cidades nordestinas atingidas pela seca que serão implantadas pelo Governo Federal foram debatidas nesta quarta-feira , em reunião entre a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e 17 deputados federais do Nordeste. Entre elas, a criação do observatório de acompanhamento de ações de enfrentamento à seca.
Reunião nesta segunda-feira, entre três ministérios e 17 deputados do Nordeste, tratou sobre à seca na região Foto: Divulgação 
De acordo com o deputado federal, José Guimarães, o objetivo é localizar para onde estão sendo encaminhados os recursos repassados pela União, acompanhar o ritmo das ações e verificar onde estão sendo executadas.
Além da criação do observatório, foram relatadas dificuldades que o Nordeste enfrenta com a estiagem. Os parlamentares relataram os problemas que os prefeitos estão tendo para obter os recursos repassados pelo governo federal para os governos estaduais para o enfrentamento da seca. 
A ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti havia adiantado, que entre as possíveis medidas, estariam a liberação de mais recursos e o repasse direto do governo federal para as prefeituras.  
Medidas sugeridas pelos deputados ao governo federal
O deputado federal José Guimarães (PT-CE) adiantou que três medidas principais foram sugeridas ao governo federal. "Nós apresentamos aos ministros uma radiografia da situação do Nordeste e colocamos três questões centrais para serem solucionadas. A primeira é montar uma logística para ampliação e distribuição de milho através da Força Aéra Brasileira para todo o Nordeste, ampliar o acesso a água, com ações emergenciais que para fazer perfurações de poços profundos em todas as regiões, e o repasse de verbas da União diretamente para as prefeituras", contou. 
De acordo com Guimarães, ao final da reunião ficou acertado que a Casa Civil e o Ministério da Integração se reuniriam nesta tarde para montar um plano de ações emergencias, além do que já foi anunciado pelo governo federal no ano passado.
As novas ações podem ser anunciadas na segunda-feira (25) pela presidente Dilma Roussef, em Pernambuco.
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário