Total de visualizações de página

domingo, 19 de maio de 2013

INSEGURANÇA

Blog do Xerife | domingo, maio 19, 2013 | 
      Os números não deixam dúvidas: a política de segurança pública do Estado precisa ser revista imediatamente. Vivenciamos uma guerra civil não declarada. Foram 3.565 homicídios com dolo em 2012, contra 2.667 em 2011 e 2.700 em 2010. Dados da própria Secretaria de Segurança e Defesa Social. Impossível falar em impunidade. O sistema judiciário não dá conta de tantos casos, se a eles se somar outros inúmeros crimes de menor potencial ofensivo aos bens da vida: lesão corporal, furto, roubo, sequestro etc. A meu ver, os equívocos na implantação de uma polícia comunitária esbarram na realidade cearense: não é possível tratar um segmento da polícia em detrimento dos outros. Isto gera ego inflado de um lado e ego ferido de outro, além da inércia e do desestímulo. Chamar o delegado Moroni pra tentar resolver o problema, talvez seja alentador, mas só para aqueles que acreditam que diminuir a menoridade penal resolve.

Também seria inoportuno a banalização da violência gerada por algumas políticas públicas, como a promoção de esportes violentos (UFC, vaquejada). Penso que a violência da nossa sociedade tem origens mais profundas. Por exemplo, a forma como a sociedade promove a justiça (ou a exclusão social), relacionada à igualdade de oportunidades que uma sociedade democrática deve prover a todos.

Por outro lado, a concentração de renda gera desigualdades. O sistema econômico favorece o lucro sem ética; o sistema tributário regressivo faz com que a maior parte da carga tributária seja suportada por quem ganha menos; o sistema jurídico faz com que só o pobre infrator vá para a cadeia.

Enfim, vivemos num Estado desigual e injusto, no qual a elite política parece não enxergar.


DIARIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário