Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de junho de 2013


Copa das Confederações

Dez mil manifestantes já tomam arredores do Castelão e entram confronto com a tropa de choque

Por Paulo Cobos e Lucas Borges, de Fortaleza, para o ESPN.com.br
Lucas Borges
Polícia também participa do protesto em Fortaleza
Familiares de policiais demitidos também participam do protesto em Fortaleza
(* Essa nota será atualizada constantemente com as novidades sobre o protesto que acontece no entorno do estádio Castelão, em Fortaleza. Clique aqui para atualizá-la)

O jogo do Brasil é só às 16h, mas por volta das 10h40 o clima já era de tensão e protestos a cerca de 1,5 quilômetro do estádio Castelão, em Fortaleza, palco do confronto diante do México pela segunda rodada da Copa dasConfederações.
Cerca de dez mil manifestantes tomam os arredores do local entoando cantos de repúdio a diversos temas e portando cartazes, bandeiras do Brasil e usando máscaras, neste caso por temerem a ação da polícia.

LEIA MAIS
Só retrospecto faz medíocre México de 2013 assustar o Brasil
CBF garante 'liberdade de expressão'; jogadores e até Felipão endossam protestos
Milhares na Paulista ironizam Neymar e Fifa em protesto contra Copa
No entanto, não há registro, até o momento, de conflito entre manifestantes e oficiais. O policiamento tem homens da Polícia Rodoviária (que estão com armas de fogo) e fazem o controle de acesso às proximidades do estádio, além da tropa de choque, que impede o avanço dos manifestantes e até de jornalistas credenciados para a Copa das Confederações em direção ao Castelão. Por volta de 11h45, o protesto começou a tentar seguir o caminho rumo ao estádio, indo contra a barreira do Choque. Por enquanto, tudo segue de forma pacífica.
Familiares de policiais demitidos entre o final de 2011 e o início de 2012, após greve de seis dias, também participam do ato. Há a expectativa, como relatado pelo capitão Wagner (também vereador na capital) ao ESPN.com.br, que os próprios oficiais manifestem-se junto com o grupo.
Boa parte dos manifestantes está concentrada em frente a um supermercado, que está fechado, e uma equipe de TV afiliada da "Globo" foi hostilizada enquanto fazia imagens de dentro do estacionamento do comércio - além de xingamentos, uma garrafa de água foi arremessada contra eles.

Uma concessionária de uma empesa patrocinadora da Fifa decidiu fechar as portas após a tomada pelas pessoas da avenida que dá acesso ao Castelão. Um ponto de ônibus foi pichado, enquanto parte dos amnifestantes cantava "sem vandalismo". A maioria dos presentes é de estudantes.
Lucas Borges
Tropa de Choque faz barreira para impedir avanço da manifestação em direção ao Castelão
Tropa de Choque faz barreira para impedir avanço da manifestação em direção ao Castelão



Nenhum comentário:

Postar um comentário