Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Segurança Pública do Ceará em crise 17/06/2013

Cid diz que pediu apoio à Polícia Federal para combater crimes

O governador disse que a PF vai desenvolver ações de inteligência em segurança. Ele também anunciou investimentos
notícia 24 comentários
FABIO LIMA
Além da ajuda da Polícia Federal, Cid Gomes anunciou uma série de medidas para combater a violência no Estado

O governador Cid Gomes (PSB) disse que pediu apoio à Polícia Federal (PF) para conter o avanço no número de homicídios no Ceará. Além disso, Cid anunciou novos investimentos para a área de segurança e disse que está aberto a sugestões, inclusive do movimento “Fortaleza Apavorada” que, na última quinta-feira, 13, reuniu milhares de pessoas em protesto contra a violência, em frente ao Palácio da Abolição. As declarações foram feitas em entrevista ao blog da jornalista Kézya Diniz, no último sábado, 15.

Ao comentar os crescentes índices de homicídios no Estado, Cid disse que entre 70% e 80% das mortes são relacionadas às drogas e estão concentradas em 12 áreas de Fortaleza. Por isso, ele disse ter pedido apoio à PF para desenvolver ações estratégicas.

“Todas essas áreas terão trabalho de inteligência. Estou pedindo o apoio da Polícia Federal, que tem mais, naturalmente, tradição nessa área de inteligência”, explicou. Conforme publicado no O POVO, o número de homicídios no Ceará, penas nos quatro primeiros meses de 2013 (1.356 mortes), já representa um crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado (1.050 mortes).

Entre as estratégias para tentar frear as estatísticas, o governador anunciou mais investimentos em infraestrutura técnica. Segundo ele, serão investidos R$ 120 milhões na construção de “um grande equipamento de inteligência”, que funcionará como uma central de monitoramento de câmeras de vídeo na Capital.

“Já botamos 100 câmeras aqui em Fortaleza e vamos colocar agora mais 100. Vamos duplicar a quantidade que tem e estamos interligando com as da Prefeitura. Vou continuar investindo muito nisso”, salientou. Além disso, Cid disse que está sendo comprado para o Ceará “o que há de mais avançado” em equipamentos de comunicação. Segundo ele, serão investidos mais de R$ 18 milhões com o objetivo de formar um sistema que interligue as polícias Civil, Militar e Federal.

“Fortaleza Apavorada”
Ao responder sobre o movimento “Fortaleza Apavorada”, o governador disse que encara “com o maior respeito toda e qualquer manifestação honesta, em qualquer área e, de modo muito especial, na área da segurança”. Segundo ele, as sugestões que o movimento tiver serão “muito bem vindas” e ele e o secretário de Segurança, Francisco Bezerra, estarão disponíveis para reuniões com os ativistas. “As pessoas não têm barreiras pra falar comigo. Então, qualquer sugestão é bem vinda”, completou.

Serviço

Cid Gomes divulgou seu email e disse que qualquer sugestão pode ser enviada pela população em geral para o endereço: cidgomes@gabgov.ce.gov.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário