Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de junho de 2013

POLICIAMENTO SERÁ REFORÇADO EM ÁREAS DE AÇÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Foto: JL Rosa
Áreas que têm relação direta com os participantes da Copa das Confederações, como aeroporto, rede hoteleira e vias de acesso à Arena Castelão receberão o reforço extra de448 Policiais Militares.
Foi o que revelaram as autoridades ligadas à segurança no Estado, na manhã desta quinta-feira (13), durante a apresentação do plano de segurança para o evento.
Dentre as áreas que receberão maior cobertura da PM estão o Centro, Praia de Iracema, Beira Mar, Via Expressa, vias gastronômicas (Nas proximidades da Varjota e do Shopping Via Sul) e as vias de acesso ao estádio nos dias de jogos.


Questionado se o deslocamento do efetivo para a Copa das Confederações deixaria algumas áreas da cidade vulneráveis, o comandante geral da PM-CE, Cel. Werisleik Matias disse que o policiamento ordinário segue normalmente nos demais lugares da Capital. "Os políciais que estão reforçando as áreas de interesse operacional durante a Copa das Confederações estão sendo retirados dos centros administrativos da PM e outros tiveram suas férias revogadas, para gozarem em um segundo momento, o que é uma prerrogativa que o governo pode utilizar", explicou.

Perímetros de segurança serão implantados nas adjacências do Castelão

Nas proximidades do Estádio Castelão, serão implantados 4 perímetros de segurança: o perímetro de segurança pública, que compreende a parte do entorno do estádio até o limite com a parte externa à área de atuação da FIFA (PVV); perímetro externo, que compreende à área entre a esplanada do Estádio e as catracas, e o perímetro interno, formado pelo Estádio propriamente dito, das bilheterias ao gramado. 

Ainda na parte interna do Estádio, serão implantadas áreas de pronta resposta, que ficarão responsáveis inicialmente por atuações de emergência e socorro e, em um segundo momento, por demandas emergenciais, como atos de violência, ações terroristas, incêndios, tomada de reféns, dentre outras situações. 

Haverá também um efetivo spotter, agentes que ficarão infiltrados na torcida, formado por membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Coordenação de Inteligência, Guarda Municipal e Polícia Federal.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil, Luis Carlos Dantas, a delegacia do torcedor, que funciona dentro do Castelão, contará com 1 delegado, 2 escrivães e 1 inspetor.

Centros de Comando e Controle garantirão ação conjunta das forças de segurança

Também foi anunciada a criação de Centros de Comando e Controle, que terão como objetivo integrar e promover a segurança das autoridades e da população durante o evento.

Foram criados 5 Centros de Comando para o evento:

- Centro Integrado de Comando e Controle Regional, com a missão de gerenciar eventuais incidentes e integrar as forças de segurança, centralizando e direcionando ocorrências como pequenos acidentes;

- Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, com a missão de integrar as seguranças pública e privada na área de atuação da FIFA;

- Centro Integrado de Comando e Controle Local, que atuará na área do entorno da Arena Castelão;

- Centro de Inteligência Regional, que ficará a cargo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

- Centro de Comando de Controle de Defesa Aérea, que funcionará na 10ª Região Militar.

Também haverá uma central de escolta, que integrará as forças de segurança para garantir a fluidez das delegações no trânsito. Uma das ações implantadas será a "onda verde", que operará para que os semáforos estejam sempre abertos para a passagem das autoridades e seleções no trajeto para o Estádio, treinamentos e aeroporto.

Segundo o secretário de segurança do Estado, Cel Francisco Bezerra, o sistema de integração entre as forças de segurança montado no Estado para a competição foi considerado modelo pelo governo federal. "Na última reunião, sob  o comando da ministra-chefe da Casa Civil e do ministro da Justiça, a integração entre as instituições estaduais, federais e municipais foram considerados modelo. Colocamos a vaidade de lado com o intuito de trazer tranquilidade ao povo de Fortaleza e ao turista que vem visitar a cidade", afirmou. 

Ainda segundo  o Cel Francisco Bezerra, cada força de segurança já recebeu uma matriz operacional, informando sobre a responsabilidade de cada órgão em cada evento da competição.

Evento semelhante à Fan Fest será realizado no Aterro

A FIFA não prevê Fan Fest durante a Copa das Confederações, mas a Prefeitura de Fortaleza irá realizar um evento semelhante. O São João da Copa reunirá torcedores no aterro da Praia de Iracema entre os dias 15 e 30 de junho. Para o evento, a área também terá o efetivo das forças de segurança ampliado. 88 agentes da Polícia Rodoviária Federal, 20 do Corpo de Bombeiros, 46 da Polícia Militar e 26 da AMC estarão envolvidos na ação.

Efetivo em números:

Órgãos de Segurança Pública:

- PM-CE: 2.200 membros;
- Corpo de Bombeiros: 490 membros;
- Polícia Civil: 351 membros;
- Perícia Forense: 21 membros.

Total do efetivo dos órgãos de segurança pública: 2692 membros.

Forças Amigas:

- Polícia Federal: 506 membros;
- Polícia Rodoviária Federal: 180 membros;
- Receita Federal: 25 membros;
- Secretaria Municipal de Segurança Cidadã: 317 membros;
- AMC 282 membros;
- Ministério da defesa (Exército, marinha e Aeronáutica): 2560 membros.
- Comissão Nacional de Energia Nuclear: 19 membros.

Total do efetivo de forças amigas: 3889 membros.
Total do efetivo geral: 6851 membros.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário