Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTO EM FORTALEZA 18/06/2013 - 14h07

Mais de 31 mil confirmados para manifestação nesta quarta-feira

Os organizadores do movimento criaram uma carta que será encaminhada ao governador Cid Gomes durante o protesto. Confira carta na íntegra
notícia 1 comentários
SARA MAIA/O POVO
Manifestação realizada nesta segunda-feira, 17

Atualizada às 17h
Fortaleza recebe a partida entre Brasil e México na Arena Castelão, nesta quarta-feira, 19, e os manifestantes já se organizaram para mais um protesto, o '+ Pão - Circo - Copa para Quem?'. A concentração está marcada para o mesmo dia do jogo, a partir das 10h, no pátio do Makro (Av. Alberto Craveiro). A saída em direção a Arena Castelão está prevista para as 12h, porém, o trajeto da manifestação não foi divulgado. Até o momento, 33.895 pessoas já confirmaram presença no evento criado na rede social Facebook para divulgar a manifestação.
Os organizadores do movimento criaram uma carta que será encaminhada ao governador Cid Gomes durante o protesto. Segue abaixo a carta na íntegra:
"À V. Ex.ª Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes.

Carta de Reivindicação.


Nós, população de Fortaleza, viemos, através dessa, solicitar de V.Exa., medidas emergenciais que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos desta tão estimada cidade, no que diz respeito aos investimentos em segurança, saúde, educação, transporte, lazer e qualidade de vida.

Queremos pedir transparência na prestação de conta dos gastos públicos e deixar claro que não aprovamos e não apoiamos o sistema de governo adotado por V.Exa. Cujo prioriza obras que não visam a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Não visam a real necessidade do povo.

Queremos expressar, por meio, não apenas dessa carta, mas por meio do protesto ocorrido hoje (19/06/2013), que não estamos de acordo com os milhões investidos em obras que nunca ficam prontas, em estádios e estradas. E que queremos mais investimentos nos hospitais públicos, que estão sucateados, com falta de médicos e enfermeiros, enquanto a população morre à míngua nos corredores super-lotados das unidades de saúde não apenas de Fortaleza, bem como de todo Estado. Queremos investimentos na educação, que sofre com a falta de estruturação das escolas e a desvalorização dos profissionais da educação. Queremos pedir policiamento e segurança nas ruas, nos ônibus, nos terminais rodoviários. Queremos um plano, claro e objetivo, de enfrentamento à seca e combate à falta d'água no interior do Estado.

Não queremos uma polícia repressiva e sim uma polícia preventiva. Queremos de V.Exa. um plano emergencial de combate a impunidade e de transparência política. Exigimos, como cidadãos contribuintes, a prestação de contas do estado para conosco de forma limpa e clara; de forma a ser compreendida pela população e de fácil acesso através de links na Internet."

Na classificação do protesto, eles descrevem como uma manifestação sem vínculo a nenhum partido político e pacifista.
A manifestação é aberta para todos que querem protestar. Movimentos como Fortaleza Apavorada e o Comitê Popular da Copa Fortaleza/Ceará apoiam a iniciativa do 'Copa para Quem?' de ir a rua protestar. 
Vários movimentos estão ocorrendo pelo Brasil. A maioria dos protestos é direcionada contra os altos investimentos para a Copa no Brasil. Os jogos da Copa das Confederações no país já começaram e, em todas as cidades onde foram realizadas partidas (Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife), houveram protestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário