Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Crateús deve sofrer colapso no abastecimento de água até o final de março


Forte estiagem e falta de adutora contribuem para diminuição de água do reservatório


O município de Crateús está em estado de alerta com relação à quantidade de água ainda existente no Açude Carnaubal, e deve sofrer um colapso no abastecimento de água. O reservatório possui apenas 9,67% do seu volume total e a previsão é que deixe de abastecer a cidade no final do mês de março.
Cidade sofrerá com a falta de abastecimento, caso não haja chuva nos próximos meses. Foto: Cid Barbosa
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Teobaldo Marques, o volume atual do açude está em 8,48 milhões de metros cubicos e quando chegar a 7 milhões de metros cubicos não irá mais liberar água. "A reserva de água que nós temos só abastece dois meses (fevereiro e março). O agravante é que quando chegar a 7 millhões de metros cubicos, a porta não libera mais água, e isso pode acontecer entre o dia 25 a 30 de março", prevê.
O reservatório possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos.
Em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) na segunda-feira (29), o governador Cid Gomes falou sobre sua preocupação com as consequências da secaque se abaterá no Ceará e foi enfático ao citar a cidade de Crateús, como a mais ameaçada de um colapso no abastecimento.
Falta recursos de hídricos para amenizar consequências da estiagem, segundo Defesa Civil 
O Comitê Estadual de Combate à Seca do Ceará foi informado no último dia 14 da necessidade de uma adutora no açude, segundo a Defesa Civil. Além disso, o município pede o desvio do riacho Capitão Pequena, como forma de amenizar a falta de chuva na região. Isso porque, o riacho deságua no rio Poti, que por sua vez é localizado em frente ao Açude Carnaubal. "Notamos que existe muita frieza dos órgãos, porque tem várias ações que já deveriam ter sido tomadas há muitos anos, como o desvio do riacho Capitão Pequena. Se isso acontecesse teríamos 10 milhões de água a mais e junto com a adutora seria mais 5 milhões de água", informa Teobaldo.
A falta de adutora contribui para a diminuição de água do reservatório. Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, a sua construção reduziria o desperdício que ocorre entre o reservatório e a distribuição da água, que sai do açude e passa pela antiga barragem do 40° BI.
Para agravar a situação, a Funceme anunciou na última sexta-feira (25) que os índices pluviométricos da quadra chuvosa em 2013 possuêm grande probabilidade de ficar abaixo de 700 mm, média histórica no Ceará.
Apesar de cobrar medidas do comitê, Teobaldo admite que a cidade sofrerá de qualquer forma com a falta de abastecimento, caso não haja chuva nos próximos meses. "Mesmo que se tome essa medidas, não vai ter água, só vai ter se chover. O inverno é esperado abaixo da média e assim não repõe os recursos hídricos grandes, então a adutora só serviria para o próximo inverno", lamenta.   
Poços estão sendo perfurados visando diminuir efeitos da estiagem
Ao todo, 16 poços estão sendo perfurados na zona rural de Crateús, segundo a Defesa Civil. Os poços visam a diminuir os efeitos causados pela pior seca das ultimas décadas. 

Em Crateús, parte do gado dos produtores está fragilizada e alguns estão morrendo pela escassez de água e alimento. Foto: Waleska Santiago
O investimento total em todas as ações por parte do Município é de R$ 330 mil no primeiro trimestre de 2013. "Como medida paliativa, perfuramos 16 poços profundos. Se entrar em colapso, só temos água a 140 km de distância no açude Araras no município de Varjota, mas é humanamente impossível trazer essa água. Não temos nem como imaginar uma cidade dessa tamanho sendo abastecida por carro pipa".
O trabalho de perfuração dos poços começou após análise geológica de diversas localidades da zona rural, informou a Defesa Civil. As localidades de Santiago, Corredores, Barra do Rio e Bom Jesus já tiveram seus poços perfurados, após a ação foi realizada a instalação elétrica e hidráulica. A perfuração e instalação desses poços continuarão até a conclusão dos 16 inicialmente previstos.
Além dessa medida, a Defesa Civil na região pede que irrigações no leito do rio sejam canceladas e que a construção civil não utilize a água vinda do açude. "Estamos querendo que a Cagece corte a água que as construtoras pegam do Açude Carnaubal, e passe a pegar do Açude do Governo, que a água não é de qualidade e serve para a construção".
Cagece readequa fornecimento de água no município
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está readequando o sistema de distribuição de água com intuito de prolongar a vida útil do Açude Carnaubal. Entre as ações, a Cagece informou que desde dezembro de 2012, vem paralisando o fornecimento de água durante o período de 2h às 4h, para possibilitar o abastecimento da população ao longo do dia.
Para economizar água, outras ações ainda não implementadas, estão sendo estudadas pela Companhia, como a não execução de novas ligações e ampliações na rede de água e a suspensão do fornecimento de água tratada que tem como destino à construção civil de imóveis.
Cogerh não foi localizada
A gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Crateús, foi procurada pela reportagem, mas não foi localizada.
Estão sob a administração da Companhia, 139 dos mais importantes açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras da bacia metropolitana de Fortaleza. Entre eles, o Açude Carnaubal
Fonte:DN
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário